Meteorologia

  • 19 NOVEMBER 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 21º

Nuclear? Portugal está "preocupado com todas as atitudes de Putin"

Assinalam-se hoje 1000 dias do conflito russo-ucraniano.

Nuclear? Portugal está "preocupado com todas as atitudes de Putin"
Notícias ao Minuto

19/11/24 12:40 ‧ Há 3 Horas por Andrea Pinto

País Alvaro Castello-Branco

O secretario de estado adjunto da Defesa português afirmou esta manhã que Portugal, tal como todos os países da Europa, estão preocupados com todas as atitudes de Putin.

 

Álvaro Castello-Branco reagia assim à questão sobre de que forma é que tinha recebido a notícia de que Putin autorizara um uso mais amplo das armas nucleares em caso de ataque.

"Estamos preocupados com todas as atitudes de Putin porque ele tem demonstrado que não está interessado em negociar a paz ou abrandar a sua ofensiva", disse o secretário de estado adjunto, reforçando, ainda, que "qualquer declaração de Putin nos preocupa".

A par disso, Álvaro Castelo Branco lembrou que Portugal se comprometeu em apoiar a Ucrânia com "221.6 milhões, [sendo que] faltam concretizar 87,7 milhões desse apoio", o que acontecerá ainda até ao final do ano.

O mesmo representante português disse ainda que houve, no encontro de líderes europeus esta manha, em Bruxelas, o "reafirmar do apoio à Ucrânia".

"A UE e a NATO  estão em perfeita sintonia", disse.

Recorde-se que a Rússia invadiu a Ucrânia há precisamente 1.000 dias e o Parlamento Europeu promove hoje em Bruxelas uma sessão especial para demonstrar apoio comunitário à Ucrânia.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022, a UE e o Parlamento Europeu têm manifestado o seu apoio firme a Kyiv, através da condenação da agressão russa, da imposição de sanções e intensificação da ajuda política, humanitária, militar e financeira.

Leia Também: "Mil dias de guerra na Ucrânia são mil dias de guerra à democracia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório