Meteorologia

  • 21 SEPTEMBER 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 24º

Cotrim de Figueiredo afirma sentir "Iniciativa Liberal a crescer"

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal às eleições europeias, João Cotrim de Figueiredo, repetiu hoje dez vezes, num discurso de 16 minutos, que sente a IL a crescer.

Cotrim de Figueiredo afirma sentir "Iniciativa Liberal a crescer"
Notícias ao Minuto

00:01 - 01/06/24 por Lusa

Política Europeias

"O meu mote hoje é: Eu sinto a IL a crescer, sinto, ainda não sei, mas sinto", foi a frase mais repetida hoje pelo cabeça de lista liberal num jantar em Mafra, no distrito de Lisboa, que juntou uma centena de pessoas.

Dizendo que a "onda liberal está a engrossar" à medida que decorre a campanha eleitoral para as europeias, que em Portugal se realizam a 09 de junho, o cabeça de lista da IL disse sentir que está "cada vez mais perto de fazer alguma coisa com muita importância para Portugal e para o projeto liberal".

"Eu sinto que cada vez mais gente quer Portugal a crescer, quer uma Europa que facilite o crescimento de Portugal, uma Europa que ela própria cresça, uma Europa sem corrupção, sem compadrios, transparente na atribuição de fundos e uma Europa que retome os valores da liberdade", afirmou.

Toda esta gente que quer uma Europa de liberdade, paz e prosperidade "está a juntar-se à Iniciativa Liberal", sustentou.

Ao quinto dia de campanha oficial, João Cotrim de Figueiredo fez um balanço pormenorizado das iniciativas do partido, lembrando como tudo começou: "Não foi propositado, mas começámos [a campanha] no programa da Cristina Ferreira [TVI] que se chama `Dois às Dez´ e eu percebi mal e achava que era dois no dia dez".

Para evitar uma possível alusão à vontade de querer eleger dois eurodeputados, o candidato liberal apressou-se a dizer: "Eu não assumi esse objetivo, ok".

No arranque da campanha eleitoral, o candidato dos liberais traçou como meta a eleição de um eurodeputado e, correndo bem, a ambição "de fazer mais".

Cotrim de Figueiredo continuou o balanço, que disse ser positivo até agora, e analisou o debate na RTP que referiu ter sido constrangedor porque estavam lá candidatos a eurodeputados sem "noção de economia".

Tal como o havia feito de tarde após visitar uma empresa de moldes em Leiria, o cabeça de lista da IL voltou a atirar à AD e a Sebastião Bugalho.

"Não há uma noção de economia, nem naqueles partidos que supostamente têm mais afinidade com o mundo empresarial. Foi visível no cabeça de lista da AD, já o disse hoje e repito aqui, que não tem grandes conhecimentos de economia", acusou.

Em Portugal, as eleições europeias realizam-se em 09 de junho e serão disputadas por 17 partidos e coligações: AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP. Serão eleitos 21 deputados.

Leia Também: AO MINUTO: Chega? "O que há de pior"; Paz e Estado social "é possível"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório