Culpar criminosos de fogos? É "Montenegro a piscar olho ao Chega"
Ana Gomes criticou o discurso "populista" do primeiro-ministro sobre os incêndios florestais e nomeou as razões que, na sua opinião, levam a que estas tragédias se repitam ao longo do tempo.
© Horacio Villalobos#Corbis/Corbis via Getty Images
Política Ana Gomes
Ana Gomes criticou, no domingo, o discurso de Luís Montengro sobre os fogos, em que o primeiro-ministro atribuiu as culpas dos incêndios florestais em Portugal aos criminosos.
Para a antiga eurodeputada, este "discurso é absolutamente populista e inarrável" e é um "piscar de olhos ao eleitorado do Chega".
"Ele sabe muito bem que os casos de incendiários no país existem - a Polícia Judiciária (PJ) referenciou-os e muitos casos são de gente ininputável - mas esse não é o principal problema. Os principais problemas são: de gestão dos solos, de limpeza dos terrenos e de [falta de] meios de combate", atirou a socialista, realçando que "há fundos para isso".
"O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) serve também para isso. Dar às autoridades que têm de agir a nível local a capacidade de intervir, por exemplo, na limpeza dos terrenos, que sabemos que a maior parte dos proprietários não têm capacidade de fazer [...]. Tem de se trabalhar com aqueles que estão no terreno", salientou ainda.
Leia Também: Fogos? "Poderia ter sido bastante pior se tivéssemos tido um ano seco"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com