Chega vai apresentar na especialidade proposta para descida de IRC de 2%
O Chega vai apresentar uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para o próximo ano (OE2025) para que a descida de IRC seja de 2%, anunciou hoje o presidente do partido.
© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images
Política Orçamento do Estado
"Nós entendemos que era importante dar um sinal às empresas de que estamos ao lado delas, de que vamos fazer essa descida do IRC, e nós vamos propor que a descida seja tal e qual o programa da AD, que é uma descida de 2%, e vamos propor isso já neste Orçamento do Estado", afirmou André Ventura.
O líder do Chega falava aos jornalistas no parlamento minutos antes do arranque da discussão do OE2025 na generalidade.
André Ventura considerou que se o PSD não aceitar esta proposta "é porque está nas mãos do Partido Socialista e é porque está agarrado ao Partido Socialista, e então é um Governo do bloco central".
Questionado como é que o Chega votará na especialidade a proposta que o Governo inscreveu no OE2025, que prevê uma descida de IRC de um ponto percentual, o presidente do partido não quis responder, dizendo que dependerá do destino que tiver a sua proposta, e indicou que irá "esperar pelo que diz o líder do PSD".
Ventura, que tem dito que o seu partido viabilizará todas as propostas que baixem impostos, afirmou que o Governo "fez um acordo com o PS" e "violou aquilo que concordou com as empresas".
"Quando há uma traição ou uma meia traição, nós não pactuamos nem com uma nem com outra. Nós não vamos para a meia traição porque a traição é má. A meia traição é má, a traição é péssima", defendeu.
"Esta proposta é da AD, não é minha. [... ] A AD prometeu baixar o IRC em dois pontos percentuais", salientou.
André Ventura considerou também que se o PSD votar contra a proposta que o Chega vai apresentar, o seu partido "será o sino da consciência do PSD".
Leia Também: AO MINUTO: "Em muitos anos, é o primeiro Orçamento a não subir impostos"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com