Na sequência da 'nega' da Associação 25 de Abril ao convite para a sessão solene do 25 de Novembro que decorrerá no Parlamento, João Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa pelo Partido Comunista Português (PCP), deixou uma mensagem na rede social X - antigo Twitter.
"É uma evidência que a operação montada em torno do 25 de Novembro constitui uma grosseira deturpação e falsificação da História, para atacar Abril e as suas conquistas. Significativo que seja um homem do 25 de Novembro a dizê-lo. Sintomático que alguns se deixem arrastar nisto", escreveu.
Recorde-se que a Associação 25 de Abril recusou o convite do presidente da Assembleia da República para assistir à sessão comemorativa do 25 de Novembro no Parlamento por considerar que representa uma "clara deturpação dos acontecimentos vividos" na caminhada do MFA.
"A História não pode ser deturpada. Nós, os principais responsáveis pela consumação do 25 de Abril, com a aprovação da Constituição da República, não o permitiremos!", salienta-se numa nota da Associação 25 de Abril, com data de quinta-feira, assinada pelo seu presidente, Vasco Lourenço.
Para a associação, a decisão dos deputados de comemorar apenas o 25 de Novembro, além da Revolução dos Cravos, "provoca uma enorme e clara deturpação dos acontecimentos vividos na caminhada para o cumprimento do Programa do MFA".
"O 25 de Abril é o dia da Liberdade, da reconstrução da Democracia e da Paz, conforme ficou bem evidente nas Comemorações Populares dos 50 Anos do 25 de Abril. Todos os acontecimentos posteriores, que se caracterizaram por tentativas de impedir o caminho traçado pelo Programa do MFA e dos seus valores, acabaram por ser vitórias do MFA e do povo, apesar do juízo que hoje se possa fazer sobre o caminho que foi seguido", advogou-se.
A Associação 25 de Abril recusou o convite do presidente da Assembleia da República para assistir à sessão comemorativa do 25 de Novembro no parlamento por considerar que representa uma "clara deturpação dos acontecimentos vividos" na caminhada do MFA.
Lusa | 15:40 - 15/11/2024
De lembrar que a decisão de se realizar uma sessão solene foi tomada em Conferência de Líderes, a 23 de outubro, e aprovada apenas pela Direita.
Decisão foi tomada em Conferência de Líderes, esta terça-feira, e aprovada apenas pela Direita. Chega defende que se trata de "uma vitória da Direita".
Notícias ao Minuto com Lusa | 09:14 - 23/10/2024
Leia Também: IL celebra 25 de Novembro com jantar comemorativo e conferência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com