Meteorologia

  • 22 SEPTEMBER 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Central nuclear reativada para fornecer energia aos centros da Microsoft

O proprietário da central nuclear de Three Mile Island, que está encerrada, disse sexta-feira que reiniciará o reator ao abrigo de um acordo de 20 anos com a Microsoft, que comprará energia para abastecer os seus centros de dados.

Central nuclear reativada para fornecer energia aos centros da Microsoft
Notícias ao Minuto

21/09/24 17:58 ‧ Há 6 Horas por Lusa

Tech Microsoft

O anúncio da Constellation Energy surge cinco anos depois de a sua então empresa-mãe, a Exelon, ter encerrado a central, dizendo que estava a perder dinheiro e os legisladores da Pensilvânia se recusaram a salvar.

 

O plano para reiniciar a unidade 1 de Three Mile Island surge quando ocorre uma espécie de renascimento da energia nuclear, à medida que os legisladores recorrem cada vez mais a esta para suprir a necessidade de fornecimento de eletricidade, ajudar a evitar os piores efeitos das alterações climáticas e satisfazer a crescente procura de energia impulsionada pelos centros de dados.

A central, numa ilha no rio Susquehanna, nos arredores de Harrisburg, foi o local do pior acidente de energia nuclear comercial do país, em 1979. O acidente destruiu um reator, a unidade 2, e deixou a central com um reator em funcionamento, a unidade 1.

A compra da energia pretende ajudar a Microsoft a cumprir o seu compromisso de ser "negativa em carbono" até 2030.

A Constellation espera colocar a unidade 1 em funcionamento em 2028 e procura a renovação da licença dos reguladores para estender a operação da central até pelo menos 2054. A reinicialização do reator exigirá a aprovação da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, bem como licenças de agências estaduais e locais.

Para se preparar para reiniciar a Unidade 1, devem ser feitos "investimentos significativos" para restaurar a central, incluindo a turbina, o gerador, o transformador de energia principal e os sistemas de refrigeração e controlo, disse Constellation.

O anúncio da Constellation surge depois de uma onda de centrais elétricas a carvão e nucleares ter encerrado na última década, à medida que a concorrência do gás natural barato inundava os mercados de energia. Nos EUA, o crescimento da procura de eletricidade está concentrado em alguns estados -- principalmente a Virgínia e o Texas -- que estão a assistir ao rápido desenvolvimento de centros de dados de grande escala, afirmou a Administração de Informação sobre Energia norte-americano.

Leia Também: 'EA Sports FC 25' está a chegar. Eis quando poderá ter o jogo de futebol

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório