Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 17º

Montenegro, Moedas... e Pharrell Williams. Eis o 1.º dia da Web Summit

A Web Summit arrancou em Lisboa, com um recorde histórico de 3.000 'startups'. O dia de abertura contou com intervenções de várias figuras, entre os quais o primeiro-ministro português, o autarca de Lisboa e o músico Pharrell Williams.

Notícias ao Minuto

23:22 - 11/11/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Tech Web Summit

A WebSummit começou, esta segunda-feira, em Lisboa e já "está oficialmente esgotada". A abertura contou com discursos do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e do fundador, Paddy Cosgrave. No entanto, houve ainda espaço para outros convidados de luxo, entre os quais o músico norte-americano Pharrell Williams.

 

Naquela que é a maior cimeira tecnológica do mundo, o primeiro-ministro português decidiu anunciar o lançamento, já durante o primeiro trimestre de 2025, de "um grande modelo de linguagem" em português. Trata-se de um tipo de programa de inteligência artificial (IA) que pode, entre outras tarefas, reconhecer e gerar texto.

"Estou a falar português para vos poder dizer aqui e agora, em primeira mão, que no primeiro trimestre de 2025 vamos lançar um LLM português - Large Language Model - para inovarmos em português, preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação", afirmou.

O chefe do Governo considerou que esta ferramenta será "um passo crítico" que permitirá dar novas respostas em várias áreas. "Respostas inclusivas: dando a cada aluno um tutor educativo de inteligência artificial adaptado aos nossos currículos para o ajudar a compreender o mundo. Dando a cada cidadão o acesso aos serviços da administração pública de forma mais simples, mais direta e personalizada para responder às suas necessidades", elucidou.

Montenegro anuncia lançamento de

Montenegro anuncia lançamento de "modelo de linguagem" de IA em português

O primeiro-ministro anunciou hoje o lançamento, no primeiro trimestre do próximo ano, de um "grande modelo de linguagem" em português (LLM, sigla em inglês), que considerou "um passo crítico" para o ensino, administração pública ou empresas.

Lusa | 19:00 - 11/11/2024

Por seu turno, o autarca de Lisboa instou a que os participantes do evento, "depois de acreditarem", de "terem disciplina" e "chegarem ao topo", retribuam à sociedade.

"Retribuam à sociedade, se não o fizerem a inovação não será sustentável. Por isso, continuem assim, desfrutem da cidade, e vamos fazer uma cidade de inovação social e inovação sustentável, ajudando as pessoas a melhorar", disse Carlos Moedas.

Destacou ainda as pequenas e médias empresas sediadas em Lisboa e deu como exemplos a construção de um 'campus' pela Deloitte ou a abertura da Fábrica de Unicórnios para a Inteligência Artificial (IA) da Microsoft.

Web Summit. Carlos Moedas apela à inovação social e

Web Summit. Carlos Moedas apela à inovação social e "sustentável"

O presidente da Câmara de Lisboa apelou hoje aos participantes na Web Summit para que quando concretizarem o seu sonho e atingirem o topo retribuam à sociedade, pois só assim a inovação "será sustentável".

Lusa | 19:30 - 11/11/2024

Já o presidente executivo da Web Summit e seu fundador, Paddy Cosgrave, afirmou que "é ótimo estar de volta" ao evento e anunciou que nesta edição há um "enorme recorde de 'startups' fundadas por mulheres".

"Uau. Sejam muito bem-vindos à Web Summit. É realmente ótimo estar de volta aqui", começou por afirmar Cosgrave no Meo Arena. "Bem-vindas a todas as 'startups’ que viajaram de todos os cantos do globo. Temos o maior número de 'startups' desde sempre em exibição no nosso evento nos próximos três dias".

Segundo o responsável, houve também "um número recorde de 'startups' fundadas por mulheres, 44% das quase 3.000 'startups' expositoras nos próximos três dias são fundadas por mulheres, o que é absolutamente impressionante".

Web Summit.

Web Summit. "Temos um número recorde de 'startups' fundadas por mulheres"

O presidente executivo (CEO) da Web Summit e seu fundador, Paddy Cosgrave, afirmou hoje que "é ótimo estar de volta" ao evento e anunciou que nesta edição há um "enorme recorde de 'startups' fundadas por mulheres".

Lusa | 19:46 - 11/11/2024

A fechar a ronda de intervenções esteve o músico Pharrell Williams, que afirmou que o seu propósito é "servir os desfavorecidos, os inocentes, os que não têm voz, independentemente de quem esteja no poder" nos Estados Unidos.

Uma semana depois das eleições presidenciais nos Estados Unidos, que deram a vitória ao candidato republicano Donald Trump, Pharrell Williams reconheceu que existe um sentimento de divisão no seu país e no mundo.

"Mas eu sou um mero criado civil. Vou servir os seres humanos, os desfavorecidos, os inocentes, os que não têm voz. Vou servi-los independentemente de quem esteja no poder", disse.

Pharrell Williams diz que quer servir os que não têm voz nos EUA

Pharrell Williams diz que quer servir os que não têm voz nos EUA

O músico e filantropo norte-americano Pharrell Williams afirmou hoje, em Lisboa, que o seu propósito é "servir os desfavorecidos, os inocentes, os que não têm voz, independentemente de quem esteja no poder" nos Estados Unidos.

Lusa | 21:09 - 11/11/2024

A Web Summit arrancou em Lisboa, com um recorde histórico de 3.000 'startups', sendo esperados mais de 70.000 participantes e cerca de 1.000 investidores.

O evento, que termina na quinta-feira, volta a ter Paddy Cosgrave na liderança e entre os oradores confirmados estão Lidiane Jones, presidente executivo (CEO) do Bumble, o artista Pharrell Williams, e Kuo Zhang, presidente da Alibaba.com.

Pode ver as imagens do primeiro dia do evento na galeria acima.

Leia Também: Web Summit. Milhares na abertura da cimeira que vai além da tecnologia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório