Meteorologia

  • 19 NOVEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 21º

Media europeus criticam Google por retirar notícias do motor de busca

Associações de imprensa europeias criticaram na segunda-feira a decisão da Google de excluir temporariamente, no seu motor de busca, conteúdos noticiosos de meios de comunicação social da União Europeia (UE).

Media europeus criticam Google por retirar notícias do motor de busca
Notícias ao Minuto

19/11/24 11:41 ‧ Há 3 Horas por Lusa

Tech Google

A European Magazine Media Association (EMMA), a European Newspaper Publishers Association (ENPA) e a News Media Europe (NME) emitiram um comunicado conjunto instando a gigante tecnológica a suspender a decisão com efeitos imediatos, apelando a um diálogo com o setor europeu de imprensa para chegar a acordo sobre "um caminho comum a seguir".

 

Na semana passada, a Google tinha anunciado um "pequeno teste" de duração limitada em que o conteúdo da imprensa europeia seria suprimido no Google News, Search e Discover e que, segundo a empresa de Mountain View, afetaria apenas 1% dos utilizadores da Bélgica, Croácia, Dinamarca, Grécia, Itália, Países Baixos, Polónia, Espanha e França.

"Realizámos este teste com a intenção de compreender qual o impacto que os resultados das publicações de imprensa da UE têm na experiência de pesquisa dos utilizadores e no tráfego que os editores recebem", explicou a Google, no seu anúncio.

"O anúncio unilateral do Google de restringir o conteúdo da imprensa não é apenas uma resposta inadequada à questão da transparência, mas uma medida inaceitável: a Google vai avaliar a Google com base em parâmetros de pesquisa determinados pela Google", denunciaram na segunda-feira no comunicado conjunto os editores europeus.

Estas associações instam a Google, que classificam como um guardião digital, a que qualquer potencial investigação seja realizada com total transparência, com consulta atempada aos editores, verificação por independentes e que os resultados sejam partilhados publicamente.

A tecnológica justificou a suspensão temporária com o pedido de reguladores e editores para que sejam avaliados dados que mostrem o efeito que o seu conteúdo jornalístico tem no motor de busca Google.

No seu anúncio, a Google defendeu a sua posição e apelou ao seu estatuto de primeira empresa a implementar um programa específico de cumprimento do artigo 15.º da diretiva europeia sobre direitos de autor e direitos conexos no mercado único digital (EUCD, na sua sigla em inglês).

Leia Também: Quer ser promovido? O ex-CEO da Google tem um conselho para si

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório