Kate Spade foi encontrada já sem vida no seu apartamento em Nova Iorque, esta terça-feira. Tudo indica que a estilista tenha cometido suicídio.
Desde a notícia da sua morte, muito se tem dito sobre o estado de saúde de Kate, tendo sido revelado que há muito que sofria com uma doença mental.
Agora, o marido de Kate Spade, Andy, quebrou o silêncio e falou abertamente sobre a estilista.
“A Kate era a mulher mais linda do mundo. É a pessoa mais gentil que já conheci e a minha melhor amiga há 35 anos. Eu e a minha filha estamos arrasados com a perda dela e não conseguimos começar a viver a vida sem ela. Estamos profundamente desolados e com saudades dela”, começou por dizer Andy num comunicado, falando logo de seguida sobre o estado de saúde da estilista.
“A Kate sofria há muitos anos de depressão e ansiedade. Estava ativamente à procura de ajuda e a tratar com os médicos da doença, que leva muitas vida. Estivemos em contacto com ela na noite anterior e ela parecia feliz. Não havia nenhuma indicação ou aviso de que ela iria fazer isto. Foi um choque”, acrescentou.
Andy e Kate têm uma filha em comum, Frances Beatrix, de 13 anos, e estavam separados há dez meses. No entanto, continuavam muito próximos e Andy afirmou que as informações sobre o divórcio são falsas.
“Nos últimos dez anos estivemos separados, mas a viver perto um do outro. A Frances Beatrix estava a viver com os dois e nós viamo-nos e falávamos todos os dias. Comemos muitas refeições juntos, em família, e continuávamos a passar férias em família. A nossa filha era a nossa prioridade. Não estávamos legalmente separados e nunca falámos em divórcio. Éramos os melhores amigos e estávamos a tentar resolver os nossos problemas da melhor maneira que sabíamos. Ficamos juntos durante 35 anos. Amávamo-nos muito e simplesmente precisávamos de uma pausa. Essa é a verdade. Qualquer outra informação que esteja a circular é falsa”, explicou.
No mesmo comunicado, Andy voltou a frisar que Kate “procurou ativamente ajuda por causa da depressão e ansiedade nos últimos cinco anos, que ia com frequência ao médico e tomava os medicamentos”. “Não houve substâncias ou excesso de álcool. Não teve problemas com os negócios”, continuou.
Na nota publicada pelo New York Times, Andy referiu ainda que agora a sua maior preocupação é a filha. “Protegê-la enquanto lida com a dor inimaginável da perda da mãe. A Kate amava muito a Bea”, rematou.