Manuel Luís Goucha deu uma entrevista a Fátima Lopes, cujo o principal tema de conversa foi o envelhecimento. Posto isto, o apresentador falou da mãe, Maria de Lourdes Sousa, de 95 anos, com quem mantém um relacionamento bastante próximo.
“A imagem que durante décadas eu tinha da minha mãe era a imagem da mulher deslumbrante, uma força da natureza que cuidou dos filhos sozinha, que venceu o preconceito de ser mulher separada, isto há 60 anos”, começa por sublinhar.
Posteriormente, com o passar do tempo, Goucha foi percebendo que a mãe não era tão forte como pensava, sendo que teve de aprender a adaptar-se a essa realidade: “Ela é frágil, ela é insegura, ela não é a mulher poderosa que eu julguei que era, muito mal amada”, confessa.
Mesmo na velhice, Manuel garante que a mãe continua a ser independente e a viver na sua casa em Coimbra, apesar de estar sempre acompanhada por duas colaboradoras durante 24 horas por dia.
Entretanto, revelou que aos 90 anos, Maria enfrentou um cancro, que conseguiu derrotar com sucesso e uma enorme coragem: “A minha mãe teve um cancro da mama aos 90 anos. Tinha um caroço numa mama, a médica disse que não valia a pena, que não ia evoluir, mas evoluiu e teve de fazer uma mastectomia parcial. Ela disse logo que queria ir para uma clínica privada, disse à médica que se fosse preciso tirar as duas mamas tirava. Saí daqui, fui vê-la estava ótima. Passado quatro dias estava em casa. Ela gere bem a sua fragilidade e a sua velhice.”, conta.