Após morte de Roberto Leal, as homenagens continuam

Foram muitas as figuras públicas que recorreram às redes sociais para falar sobre o cantor, lamentando a morte do mesmo.

Notícia

© Reproduções Instagram / Roberto Leal

Marina Gonçalves
16/09/2019 09:23 ‧ 16/09/2019 por Marina Gonçalves

Fama

Roberto Leal

A lutar contra o cancro há dois anos, Roberto Leal morreu aos 67 anos, como foi adiantado este domingo, dia 15 de setembro

Após o falecimento do artista, foram muitos os que recorreram às redes sociais para recordar o cantor, muito acarinhado pelo público e por imensas figuras públicas. 

As homenagens a Roberto Leal não param e são muitos os famosos portugueses que lamentaram a morte do artista no Instagram, especialmente alguns dos nomes que integraram a série 'Último a Sair'. 

"Ficamos todos a perder, quando perdemos o Roberto Leal. O Roberto era um homem bom, um homem puro, um amigo que fiz sem esperar, e que perdi antes de ser a hora justa para isso. Um dia disse-me: 'não imaginas a felicidade que é poder brincar com a imagem que as pessoas têm de mim'. Rimos muito, conversámos muito, comovi-me inúmeras vezes com as suas declarações de afecto e generosidade.Hoje fez-se fim, e a tristeza ganhou mais terreno do que esperava. Há pessoas que entram e fazem ninho, e nestes dias teimam em estar mais vivas que nunca.A mágoa do Roberto sempre foi sentir-se emigrante no Brasil e em Portugal. Hoje isso fica resolvido de uma vez por todas: o coração do Roberto Leal não cabe em dois países.E é uma pena ele não estar cá para ver isso", começou por dizer Bruno Nogueira, autor da série referida. 

"P.s. O Daniel Oliveira relembrou-me agora uma bonita frase de despedida. A certa altura, no 'Som de Cristal', pergunto ao Roberto: 'onde preferias morrer, no Brasil ou em Portugal?' Ele respondeu: 'em paz'", rematou. 

Ver esta publicação no Instagram

Ficamos todos a perder, quando perdemos o Roberto Leal. O Roberto era um homem bom, um homem puro, um amigo que fiz sem esperar, e que perdi antes de ser a hora justa para isso. Um dia disse-me: “não imaginas a felicidade que é poder brincar com a imagem que as pessoas têm de mim”. Rimos muito, conversámos muito, comovi-me inúmeras vezes com as suas declarações de afecto e generosidade. Hoje fez-se fim, e a tristeza ganhou mais terreno do que esperava. Há pessoas que entram e fazem ninho, e nestes dias teimam em estar mais vivas que nunca. A mágoa do Roberto sempre foi sentir-se emigrante no Brasil e em Portugal. Hoje isso fica resolvido de uma vez por todas: o coração do Roberto Leal não cabe em dois países. E é uma pena ele não estar cá para ver isso. P.s. O Daniel Oliveira relembrou-me agora uma bonita frase de despedida. A certa altura, no “Som de Cristal”, pergunto ao Roberto: “onde preferias morrer, no Brasil ou em Portugal?” Ele respondeu: “em paz.”

Uma publicação partilhada por Bruno Nogueira (@corpodormente) a 15 de Set, 2019 às 10:52 PDT

Por sua vez, Nuno Lopes escreveu: "Tive o prazer de o conhecer numa passagem breve pelo 'Último a Sair' do Bruno Nogueira. Foram apenas dois ou três dias de rodagem mas o suficiente para ficar boquiaberto com a disponibilidade, a alegria de viver, o bom humor e a maneira sábia e simples com que destruía todos os preconceitos sobre si mesmo e sobre os outros, sem nunca deixar de “ser igual a si próprio” nem de defender com dignidade as coisas em que acreditava". 

Na mesma publicação, o ator recordou um momento 'único' que viveu com Roberto Leal na série, elogiando a sua prestação. "Nunca me esquecerei quando na única take que fizemos da minha 'saída da casa' resolvi improvisar um beijo na boca. A maneira como se adaptou à situação (não a negando), a inteligência com que improvisou seguindo a cena e percebendo claramente onde estava a graça e como se podia explorar este acontecimento é algo que vi em muito poucos actores ao longo do meu percurso. Foram poucos dias, Roberto, nunca mais nos vimos mas deixaste uma marca enorme no meu coração. Sou Ateu, temos crenças diferentes mas hoje gostava de acreditar que o teu Deus existe mesmo, porque merecias ser recebido por ele de braços abertos.Obrigado por tudo.Um beijo. Nos lábios. Sem improvisos", acrescentou. 

Ver esta publicação no Instagram

Tive o prazer de o conhecer numa passagem breve pelo “Último a Sair” do Bruno Nogueira. Foram apenas dois ou três dias de rodagem mas o suficiente para ficar boquiaberto com a disponibilidade, a alegria de viver, o bom humor e a maneira sábia e simples com que destruía todos os preconceitos sobre si mesmo e sobre os outros, sem nunca deixar de “ser igual a si próprio” nem de defender com dignidade as coisas em que acreditava. Nunca me esquecerei quando na única take que fizemos da minha “saída da casa” resolvi improvisar um beijo na boca. A maneira como se adaptou à situação (não a negando), a inteligência com que improvisou seguindo a cena e percebendo claramente onde estava a graça e como se podia explorar este acontecimento é algo que vi em muito poucos actores ao longo do meu percurso. Foram poucos dias, Roberto, nunca mais nos vimos mas deixaste uma marca enorme no meu coração. Sou Ateu, temos crenças diferentes mas hoje gostava de acreditar que o teu Deus existe mesmo, porque merecias ser recebido por ele de braços abertos. Obrigado por tudo. Um beijo. Nos lábios. Sem improvisos.

Uma publicação partilhada por Nuno Lopes (@nunolopes) a 15 de Set, 2019 às 10:16 PDT

Rui Unas, que também integrou o elenco de 'Último a Sair', lembrou na mesma rede social um momento da série com o cantor: "Roberto Leal - Melhores momentos no 'Último a Sair'. Este foi o Roberto Leal que eu conheci. De uma educação exemplar, sensível e doce, apaixonado pela vida e pelo seu trabalho e sobretudo com a notável capacidade de se rir de si próprio. Roberto, foi bom ter-me cruzado no teu caminho. Descansa em paz". 

 

View this post on Instagram

Este foi o Roberto Leal que eu conheci. De uma educação exemplar, sensível e doce, apaixonado pela vida e pelo seu trabalho e sobretudo com a notável capacidade de se rir de si próprio. Roberto, foi bom ter-me cruzado no teu caminho. Descansa em paz.

A post shared by Rui Unas (@o_unas) on Sep 15, 2019 at 8:05am PDT

Já Débora Monteiro publicou uma fotografia do cantor nas stories da rede social e apenas escreveu: "Descansa em paz meu querido Roberto". 

Notícias ao Minuto[Débora Monteiro]© Instagram__deboramonteiro_

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas