Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Atriz recorda a adolescência com esta memória. Reconhece?

A imagem remonta para a época em que despertou para a paixão da representação.

Atriz recorda a adolescência com esta memória. Reconhece?
Notícias ao Minuto

07:54 - 14/10/19 por Rita Alves Correia

Fama Baú de memórias

Se pensou em Dalila Carmo, então acertou. Na noite deste domingo, a atriz foi ao baú de memórias e recordou a adolescência com esta fotografia que remonta para a época em que despertou para a paixão da representação. 

Com isto, a atriz aproveitou para refletir e desabafou com os fãs sobre a necessidade de manter o rigor e o encantamento pela profissão.

"Comecei por esta altura a dizer que gostava de ser actriz. Não fazia puto ideia o que isso queria dizer mas na altura talvez um curso de teatro significasse liberdade, eventuais alibis para desenquadramentos, vontade de sair das rotinas e transgressão", começou por escrever. 

E sublinhou: "Sem qualquer saudosismos da inocência dos 13 anos, tento sempre renovar os votos de encantamento para que o sonho não esmoreça. Para acreditar sempre que é possível ainda fazer coisas bonitas e saber que elas são recebidas de forma aberta e com opiniões consistentes sobre o que está feito". 

Quando me tiraram esta foto eu devia ter 13 ou 14 anos. Aquela idade das Lolitas em que achamos que para sermos bons nalguma coisa temos de ser giros e ter piada. Estamos a descobrir o mundo e a adorar que o mundo nos descubra também. Comecei por esta altura a dizer que gostava de ser actriz. Não fazia puto idéia o que isso queria dizer mas na altura talvez um curso de teatro significasse liberdade, eventuais alibis para desenquadramentos, vontade de sair das rotinas e transgressão. Ainda hoje penso numa palavra que defina a urgência, mas a transgressão deu origem à disciplina máxima: entrega, rigor, trabalho. Não banalizar o óbvio. Dar o devido peso às palavras e à situação. É verdade que a televisão promoveu o fait divers, que o público gosta das coisas leves, que elas são necessárias. Mas tb é verdade que para que a experiência seja realmente transformadora tanto do ponto de vista do actor como do público, é preciso que se vá um bocadinho mais longe na análise. É preciso cada um de nós ser muitos ao mesmo tempo, de todas as cores, com o máximo possível de camadas, para que as nossas personagens tenham a maior espessura possível na história que queremos contar. Ser actriz ou atriz ( cedendo ao acordo ortográfico) deveria realmente ser uma profissão de criação e descoberta, mesmo quando a matéria sobre a qual trabalhamos é menos interessante, ou quando as condições nos destroem e desviam do objectivo primordial. Sem qualquer saudosismos da inocência dos 13 anos, tento sempre renovar os votos de encantamento para que o sonho não esmoreça. Para acreditar sempre que é possível ainda fazer coisas bonitas e saber que elas são recebidas de forma aberta e com opiniões consistentes sobre o que está feito. Todos os dias pego nas minhas ferramentas, às vezes com pinças, e digo "se hoje não for bom, amanhã terá de ser melhor". Não é só a precariedade económica que nos define, é também a precariedade dos sonhos. Das coisas em que acreditamos. Essa é a mais perigosa das intermitências. Só por hoje mudo o meu mindset para os meus primórdios, quando o Kieślowski ainda era vivo e tudo era possível

Uma publicação partilhada por Dalila Carmo (@dalilacarmo) a 13 de Out, 2019 às 1:18 PDT

Recomendados para si

;

Receba as notícias dos famosos, realeza, moda e as mulheres mais elegantes.

O mundo das celebridades com fotos, vídeos e noticias de atores, atrizes e famosos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Fama ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório