O Capitólio norte-americano foi esta quarta-feira, dia 6, invadido por uma multidão de apoiantes de Donald Trump que pediam a recontagem dos votos, alegando que a vitória de Joe Biden nas eleições de novembro foi uma fraude. Os manifestantes envolveram-se em confrontos com as autoridades e os distúrbios resultaram na morte de pelo menos quatro pessoas.
Os episódios choraram o país e o mundo e foram destacados nas redes sociais de várias celebridades, que não conseguiram esconder a sua revolta.
Na sua página de Twitter, o ator Chris Evans afirmou estar "sem palavras" com os acontecimentos.
I’m speechless
— Chris Evans (@ChrisEvans) January 6, 2021
A cantora Pink, por sua vez, partilhou o desabafo do comentador Van Jones, que questionou o que aconteceria se a invasão tivesse sido por um grupo de negros.
Ver esta publicação no Instagram
Demi Lovato partilhou imagens de vários apoiantes de Trump dentro das instalações do Capitólio e mostrou-se chocada com os acontecimentos.
Ver esta publicação no Instagram
Também o músico Mikel Jollett demonstrou a sua revolta: "Não sei por que alguém no poder acha que não pode piorar. Pode. Trump deve ser retirado de poder imediatamente".
I don’t know why anyone in power thinks it can’t get worse. It can. Trump must be removed from power immediately.
— Mikel Jollett (@Mikel_Jollett) January 7, 2021
Sarah Jessica Parker não poupou os acontecimentos a adjetivos lamentáveis: "Inimaginável. Desgraça. Chocante. Mas não é uma surpresa", escreveu na sua página de Twitter.
Unimaginable.Disgraceful.Shocking.But no surprise.So many to hold responsible. You know who you are. You dismissed the violent, divisive, cruel rhetoric. You made excuses. CowardsHe/you are not leaders.We will try to re-build. You will try to live with yourselves
— Sarah Jessica Parker (@SJP) January 6, 2021
Também em Portugal se fizeram notar reações. O apresentador da RTP Jorge Gabriel afirmou que "este é o risco que se corre quando se elege um irresponsável". "O pior da humanidade na maior potência mundial. Será que ainda é? Se fosse noutro país até se admitiria enviar tropas para restabelecer a democracia. Espero que entendamos os riscos que corremos quando acreditamos em populistas", sublinhou ainda.
Ver esta publicação no Instagram
Eduardo Madeira ironizou: "Não sei se uma montaria num certa herdade da Azambuja não resolvia isto".
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Analista considera que invasão do Capitólio põe em causa democracia