Tess Holiday revelou na sua conta de Instagram que é "anorética" e que se encontra em processo de "recuperação" depois de anos de luta por causa do relacionamento com o seu próprio corpo.
A modelo e ativista, de 35 anos, notou que o distúrbio alimentar que lhe foi diagnosticado é "resultado de uma cultura que celebra a magreza e que a equipara com valor".
"Sou anorética em recuperação. Já não tenho vergonha de dizer isto em voz alta", escreveu primeiramente na sua conta de Twitter. "Sou o resultado de uma cultura que celebra a magreza e que a equipara com valor, mas agora sou eu que escrevo a minha própria história. Estou finalmente capaz de cuidar de um corpo que castiguei durante toda a minha vida e estou finalmente livre", completa.
Posteriormente, e depois de receber inúmeras comentários acerca do seu peso, Holiday abordou uma vez mais o assunto, desta vez no Instagram.
"Para toda a gente que continua a dizer 'pareces saudável' ou 'estás a emagrecer, continua!', parem. Não comentem o meu peso ou a minha saúde. Guardem para vocês mesmos", sublinhou.
Ver esta publicação no Instagram
"Estou a recuperar de um distúrbio alimentar e a alimentar o meu corpo regularmente pela primeira vez na vida. Quando relacionam a perda de peso com 'saúde' e colocam o valor de alguém no seu tamanho, basicamente estão a dizer que valemos mais agora porque estamos mais magros e perpetuam a cultura da dieta", continua.
"Se não conseguem fazer um elogio a ninguém sem frisar o seu tamanho, então não digam nada", completou.
A modelo fez ainda questão de responder às dúvidas que mais se repetiram após esta revelação: "Não aos comentários: 'mas tu és gorda, como é que és anorética'. Não sabem como a ciência e o corpo funcionam. O meu diagnóstico profissional é anorexia nervosa e sim, não tenho vergonha".
Leia Também: Luís Borges sobre Eduardo Beauté: "Estive com ele e essas pessoas não"