Vários artistas portugueses não ficaram indiferentes às recentes notícias sobre o facto de a Cultura representar 0,25% da despesa consolidada da Administração Central.
De acordo com o quadro da despesa consolidada por programas orçamentais, publicado com a proposta de lei do Orçamento do Estado, entregue na segunda-feira à noite no parlamento, a despesa total prevista da Administração Central para o próximo ano ascende a 154,642 mil milhões de euros, o que situa o orçamento do Ministério da Cultura, para os cerca de 20 organismos tutelados, sem RTP, em 0,25% do valor global.
Leia Também: Cultura representa 0,25% da despesa consolidada da Administração Central
Uma notícia que gerou uma onda de revolta entre os trabalhadores das artes, e das muitas publicações que estão a ser feitas nas redes sociais destaca-se a reação de Albano Jerónimo.
"Cultura em Portugal. 0.25 do OE para a Cultura. Vergonha", começou por escrever na legenda de uma imagem onde se pode ler: "Valemos zero vírgula vinte cinco".
Antes de terminar, reforçou: "Culture in my country represents 0.25%. Shame! Welcome to Portugal. (A cultura no meu país representa 0,25%. Vergonha! Bem-vindos a Portugal)".
View this post on Instagram