A atriz norte-americana Betty White morreu esta sexta-feira aos 99 anos de idade, a pouco mais de duas semanas de completar um século de vida, a 17 de janeiro. Uma atriz de comédia extremamente acarinhada pelo público norte-americano, com uma carreira que perdurou ao longo de sete décadas, Betty tinha em Rose, de 'The Golden Girls' ('Sarilhos com Elas'), um dos seus papéis mais conhecidos.
A notícia da sua morte foi confirmada esta sexta-feira pelo agente e amigos Jeff Witjas à revista People. Não foi avançada a causa de morte.
"Mesmo que Betty estivesse prestes a completar 100 anos, eu pensei que ela iria viver para sempre", afirmou Witjas, através de comunicado. "Vou sentir imenso a falta dela, assim como sentirá o mundo animal que tanto amava. Não acho que a Betty alguma vez teve medo de morrer, porque sempre quis estar com seu amado marido, Allen Ludden. Ela acreditava que o voltaria a encontrar", referindo-se ao falecido marido da atriz.
Betty começou a carreira nos primórdios da televisão, em 1939, e manteve-se no ativo durante mais de 70 anos, conquistando sete Emmys, os prémios mais prestigiados da 'caixinha mágica', entre as suas duas dezenas de nomeações.
'The Golden Girls', onde interpretou o seu papel mais icónico, esteve no ar entre 1985 e 1992, na NBC - em Portugal era exibida pela RTP. Betty era Rose Nylund, uma terapeuta viúva que partilhava casa com três colegas. O seu currículo televisivo é, porém, extenso: 'As Solteironas', 'The Betty White Show', 'O Barco do Amor', 'That '70s Show', 'Betty Feia' ou 'Ossos' são alguns exemplos.
A atriz também participou em dezenas de produções cinematográficas, muitas vezes emprestando a voz a filmes de animação. Um dos filmes com mais sucesso - dos mais recentes - foi a comédia romântica 'The Proposal' (2009), onde contracenou com Ryan Reynolds e Sandra Bullock.
[Notícia atualizada às 20h29]
Leia Também: Morreu Francisco Sampaio, o "senhor Turismo" do Alto Minho