A atriz Judi Dench enfrenta aos 87 anos uma grave doença visual degenerativa. Numa entrevista à BBC, explicou que a degenerescência macular, problema de que sofre, faz com que não consiga ler nem escrever, ainda que isso não a leve a pensar em deixar de representar.
"Não me quero reformar. Não estou a fazer muito agora porque não posso ver. A situação está má", relatou, citada El País.
A artista contou ainda um episódio recente que explica a gravidade da situação. "Fui a um jantar há algumas semanas, um jantar grande. Estava tão escuro que eu disse ao meu marido David, que estava ao meu lado: 'eu tenho algo no meu prato?'. Ele disse 'sim'. Eu disse: ‘é preciso cortar?' e ele disse, ‘sim.’ Eu perguntei: 'podes cortar?'. Ele cortou, deu-me o garfo e foi assim que eu comi", explicou.
Judi Dench disse ainda que há 10 anos fez tratamentos para diminuir a intensidade da doença e conseguir, assim, continuar a ler os guiões.
A degenerescência macular leva a uma diminuição acentuada e irreversível da visão e o número de casos a nível mundial tem vindo a aumentar.
A atriz Judi Dench é conhecida pelas participações em alguns filmes da saga '007', em 'Iris' (2001) e 'A Espiã Vermelha' (2018).
Leia Também: Em imagens: Os visuais camaleónicos da atriz Bárbara Branco