Morreu o ator português Luís Aleluia, aos 63 anos. A notícia foi avançada na noite desta sexta-feira, 23 de junho, por Herman José, nas redes sociais. Minutos depois, Flávio Furtado revelou no 'TVI Extra' que o artista foi "encontrado sem vida em casa".
O papel mais icónico de Luís Aleluia foi o personagem Tonecas, na série da RTP intitulada 'As Lições do Tonecas'. Mais recentemente, participou em 'Golpe de Sorte' (2020), 'Patrões Fora' (2021) e 'Pôr do Sol' (2021). Neste momento, encontrava-se a gravar a novela 'Festa é Festa', da TVI.
O artista ia estrear, em setembro, uma nova temporada da peça de teatro intitulada 'Que Bonito Serviço'. A mesma estaria em cena no Auditório dos Oceanos, do Casino de Lisboa.
No final de 2021, Luís Aleluia passou a integrar a direção da Casa do Artista, instituição que presta apoio a pessoas que exerceram funções ligadas às artes. A este projeto, dedicou-se intensamente nos últimos anos.
Logo após ter sido tornada pública esta triste notícia, começaram a surgir nas redes sociais reações à morte. A SIC, canal onde o ator trabalhou em diversas ocasiões, endereçou as "sentidas condolências" a toda a "família, amigos e colegas". Marcelo Rebelo de Sousa destacou que Luís Aleluia era "um homem bom e excelente comediante" e Cristina Ferreira optou por deixar um agradecimento. Veja aqui.
Uma das reações mais emotivas foi escrita por Rita Salema, que recordou inclusive a última conversa que teve com o ator, há poucos dias, como pode ler aqui.
Cerca de doze horas antes de ser conhecida a notícia da sua morte, Luís Aleluia havia feito uma publicação nas redes sociais. Nela, destacou fotografias ao lado da mulher e dos dois filhos. Na legenda, citou uma frase emblemática de Raul Solnado: "Façam o favor de ser felizes".
Luís Aleluia nasceu em Setúbal, a 23 de fevereiro de 1960. Foi pela RTP que passou o seu início de carreira em televisão, com destaque para projetos como 'Sétimo Direito' (1988), 'Duarte e Companhia' Nico D'Obra' (1994). Era casado com Zita Favretto e tinha dois filhos, que decidiu adotar.
[Notícia atualizada às 07h23]
Leia Também: "Era muito mais do que um ator". As reações à morte do eterno Tonecas
Leia Também: A última publicação de Luís Aleluia: "Façam o favor de ser felizes"
Leia Também: Rita Salema lembra última conversa com Luís Aleluia, dias antes da morte