Rei da Bélgica alvo de críticas antes dos festejos dos 10 anos de reinado
Uma sondagem feita por quatro meios de comunicação belgas mostram que os cidadãos não estão satisfeitos com a governação do atual soberano e querem uma mudança.
© Getty Images
Fama Elisabeth da Bélgica
Dias agridoces para a família real da Bélgica. Esta sexta-feira, dia 21 de julho, os reis Philippe e Mathilde reuniram-se com os filhos, a princesa herdeira Elisabeth e os príncipes Gabriel, Emmanuel e Eleonore, e com os reis eméritos, Alberto e Paola, para uma serviço religioso com o qual assinalaram os 10 anos de reinado.
Foi precisamente neste dia, em 2013, que o rei Alberto II abdicou do trono a favor do filho mais velho, tornando a neta princesa herdeira e duquesa de Brabante, título que recebeu nesse dia, quando tinha apenas 11 anos.
Uma década depois, o reinado de Philippe parece não estar a convencer grande parte dos belgas. Pelo menos é a conclusão que se pode retirar de uma sondagem feita por quatro meios de comunicação do país, 'Het Laatste Nieuws', 'VTM Nieuws', 'RTL' e 'Le Soir', que refere que cerca de 75% dos inquiridos quer que a princesa herdeira suba ao trono em menos de dez anos, ou seja, que o rei abdique a favor da filha.
Apesar de ser ainda muito nova - a princesa celebra 22 anos no próximo mês de outubro - Elisabeth conta com grande popularidade entre os belgas. 6% dos inquiridos queriam que a jovem subisse imediatamente ao trono, enquanto 26% esperam que isso aconteça nos próximos cinco anos e 43% desejam que a jovem se torne rainha nos próximos dez.
Caso isso aconteça, a princesa tornar-se-á rainha muito jovem, aos 31 anos, o que não seria caso isolado nas monarquias contemporâneas. Recorde-se que Isabel II subiu ao trono aos 25 anos e reinou durante mais de 70 e a rainha Margarida da Dinamarca assumiu o papel de Chefe de Estado aos 32, tendo celebrado no ano passado meio século de reinado.
Leia Também: Elisabeth da Bélgica arrisca com look em cor pouco usada pela realeza
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com