Após críticas, William pede desculpa por falhar final do mundial feminino
O príncipe William, além de herdeiro do trono britânico, é presidente da Federação Inglesa de Futebol. A final do mundial acontece no domingo, na Austrália, onde a Inglaterra defrontará Espanha.
© Daniel Leal-Olivas - WPA Pool/Getty Images
Fama Realeza britânica
O príncipe William, herdeiro do trono britânico e presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA), pediu desculpa, este sábado, por não estar presente na final do mundial de futebol feminino, que é disputada no domingo entre Inglaterra e Espanha, em Sydney, na Austrália.
"Leoas, quero enviar-vos um grande desejo de boa sorte para amanhã", começou por referir num vídeo divulgado nas redes sociais, onde surge acompanhado pela princesa Charlotte, a sua única filha.
"Lamentamos não poder estar presentes, mas estamos muito orgulhosos de tudo o que alcançaram e dos milhões de pessoas que inspiraram aqui e em todo o mundo. Por isso, vão lá amanhã e divirtam-se a sério", acrescentou.
Charlotte, de oito anos, surge com uma bola de futebol e finaliza: "Boa sorte, Leoas!"
Good luck for tomorrow @Lionesses pic.twitter.com/a4WJ7ycVTK
— The Prince and Princess of Wales (@KensingtonRoyal) August 19, 2023
O pedido de desculpa aconteceu após várias críticas, entre as quais da líder do Partido para a Igualdade das Mulheres, que defendeu que "as mulheres lutaram durante décadas para obterem um mínimo de reconhecimento no futebol".
"O facto de o Príncipe William se esquivar à final do Campeonato do Mundo é uma atitude errada, profundamente dececionante e põe em causa a sua sinceridade quando proclama o seu apoio ao desporto feminino", defendeu.
Women have fought for decades to get even an iota of recognition in football. For PrinceWilliam to shirk the World Cup Final is the wrong move, deeply disappointing and calls in to question how sincere he is when he proclaims his support for women’s sport.https://t.co/qh8LDsWQ06
— Mandu Reid (@ManduReid) August 18, 2023
Segundo a Sky News, William decidiu não marcar presença por se tratar de uma viagem longa num curto período de tempo. O Reino Unido estará então representado pelo governo britânico, nomeadamente pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, James Cleverly, e pela secretária da Cultura, Lucy Frazer.
Pelo lado de Espanha, a Sky News avança que deverá haver representação da realeza, com a rainha Letizia a viajar para a Austrália.
Leia Também: Suécia 'finta' fator casa da Austrália e leva bronze no Mundial feminino
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com