Joaquim e Marie da Dinamarca recordam polémica com os títulos dos filhos

Em 2022 a rainha Margarida retirou os títulos de príncipes, princesa e o tratamento de Alteza Real aos netos, uma decisão que não foi bem aceite pelo seu filho mais novo nem pela nora.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
20/04/2024 09:13 ‧ 20/04/2024 por Notícias ao Minuto

Fama

Príncipes Joaquim e Marie da Dinamarca

Corria o ano de 2022 quando a Casa Real dinamarquesa surpreendia com o anúncio de que os quatro filhos do príncipe Joaquim - o filho mais novo da rainha Margarida - perderiam os títulos de príncipes e de princesa e o tratamento de Alteza Real, passando a ostentar apenas os títulos de condes e condessa de Monpezat, assim como o tratamento de Excelência. 

A decisão, que tinha sido comunicada pouco tempo antes à família, não caiu bem ao príncipe Joaquim, à mulher deste, a princesa Marie, e a nenhum dos seus filhos, tendo sido notório o afastamento entre o príncipe e a mãe e o irmão - agora rei Frederico - que ficou ao lado da então soberana na decisão tomada. 

Agora, Joaquim deu uma entrevista ao Washington Post, onde o tema voltou a ser abordado. "Muito poucas pessoas sabem quem somos, a não ser que somos dinamarqueses", afirmou o príncipe, que depois de viver quatro anos em Paris, reside agora nos Estados Unidos, ao serviço da Coroa dinamarquesa.

A rainha Margarida 'poupou' o filho mais velho, Frederico, de dar um passo complicado. Dois anos depois, o filho mais novo da ex-monarca garante que 'viraram a página'. Mesmo assim, Marie insiste que o que os magoou foi a forma como tudo foi feito e que compreende que, fora da realeza, seja difícil compreender que o gesto tenha afetado tanto a família, mas explica: "É também o nome deles. É a identidade deles desde que nasceram, então é mais do que o que as pessoas veem como um título", afirmou.

Leia Também: Reis da Dinamarca reaparecem juntos nos anos da rainha Margarida

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas