O cantor Tony Carreira foi condecorado, esta quinta-feira, com o grau de Comendador da Ordem do Infante, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
A cerimónia decorreu na embaixada de Portugal em Paris, tendo o chefe de Estado se deslocado até França.
"Um grande da comunidade. Tony Carreira, mais do que da comunidade portuguesa em França, está presente nas comunidades portuguesa em todo o mundo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
"Tony Carreira tem a sua vida, tem a sua obra, tem a sua carreira - tem a sua carreira, até o nome é bem escolhido - e desperta, por onde há portugueses, um afeto, uma proximidade, de alguma maneira uma empatia que naturalmente ultrapassa apenas aquilo que são as suas ligações a esta comunidade", disse ainda.
Segundo o chefe de Estado, é de louvar "o que ele tem significado para a comunidade, para a diáspora espalhada pelo mundo, mas nesta em particular", junto da qual "alinhou numa série de obras sociais" e "testemunhos de solidariedade", mantendo-se "leal em relação aos seus amigos e companheiros de percurso ao longo de décadas".
Esta não é a primeira vez que o cantor, que iniciou o seu percurso artístico em França, para onde emigrou há cerca de 50 anos, é condecorado naquele país.
Em 2016, o cantor recebeu também do Estado francês a condecoração de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
Leia Também: Mariana Pacheco exibe 'barriguinha' em vídeo com Syro e David Carreira