Morreu a lendária atriz mexicana Silvia Pinal, aos 93 anos. Segundo a imprensa internacional, a artista tinha sido hospitalizada no início do mês por causa de uma infeção urinária.
A morte da lenda do cinema e televisão mexicana, que também esteve ligada à política, tendo sido senadora da República do México, foi confirmada pelo secretário da cultura do México, na quinta-feira, no X (antigo Twitter).
"O Ministério da Cultura do Governo do México lamenta a morte da atriz Silvia Pinal", pode ler-se na publicação.
"Com uma carreira de mais de seis décadas, participou em mais de 60 filmes e peças. O seu legado vive como um pilar fundamental do cinema, teatro e televisão no México. Que descanse em paz", acrescentaram.
La Secretaría de Cultura del Gobierno de México lamenta el fallecimiento de la primera actriz Silvia Pinal. Con una carrera que abarcó más de seis décadas, participó en más de 60 filmes y obras teatrales. Su legado perdura como un pilar fundamental del cine, el teatro y la… pic.twitter.com/Dd7JofqzbS
— Secretaría de Cultura (@cultura_mx) November 29, 2024
Após a morte da atriz, a filha, Sylvia Pasquel, também se manifestou na mesma rede social: "A tua ausência vai magoar-me para sempre, mas cada lembrança tua irá dar-me forças para seguir em frente, e enquanto viveres no meu coração, serei sempre capaz de sentir que estás comigo. Vou amar-te para sempre, mãe. Descansa em paz, Silvia Pinal".
Tu ausencia me dolerá por siempre, pero cada recuerdo tuyo me dará la fuerza para seguir adelante, y mientras vivas en mi corazón, siempre podré sentir que sigues conmigo. Te amaré por siempre mamá. Descansa en Paz Silvia Pinal. 🤍️ pic.twitter.com/p2BPcaYfSY
— Sylvia Pasquel (@sylviapasquel) November 29, 2024
Sylvia Pasquel é fruto do primeiro de quatro casamentos da atriz, com Rafael Banquells. O ex-casal esteve junto entre 1947 e 1952.
Entre os muitos projetos em que esteve envolvida, Silvia Pinal alcançou o reconhecimento internacional pelos papéis em três filmes icónicos dos anos 90, 'Viridiana' (1961), 'The Exterminating Angel' (1962), e 'Simon of the Desert' (1965), do cineasta espanhol e mexicano Luis Buñuel, destaca ainda o Daily Mail.
Leia Também: Morreu jovem fotógrafa que Kate Middleton abraçou. Tinha 17 anos