Bianca Censori era, para muitos, um nome desconhecido. A mulher com quem Kanye West casou em 2022 é australiana, tem 30 anos e é arquiteta e modelo. As comparações físicas com a antiga mulher do rapper, Kim Kardashian, surgiram logo no início da relação do casal e a verdade é que já não é de agora que Bianca escolhe roupas polémicas para usar. A modelo era constantemente vista na rua e em eventos com looks algo transparentes e ousados.
Mas, ainda assim, quando a arquiteta tirou o casaco em plena passadeira vermelha da gala dos Grammys, no passado dia 2 de fevereiro, o mundo cor-de-rosa entrou em choque.
Seria mesmo possível que uma figura pública fosse completamente despida a um conceituado evento? A resposta é... sim!
A gala, que tem como objetivo premiar e homenagear os grandes nomes da música, ficou com o foco desviado sobre este 'incidente' na 'red carpet'.
Mas a pergunta pode colocar-se: não foi esta uma estratégia de marketing da parte do rapper? É que Kanye West é também empresário e detém uma valiosa marca de roupa. No dia a seguir a este evento, o músico aproveitou logo para promover as suas peças, afirmando que "a mulher mais pesquisada do planeta" as usava.
Por outro lado, surgiram também notícias que davam conta que o artista tinha perdido muitos milhões de euros à custa desta polémica. Kanye iria atuar no Japão e amealhar um valor que rondaria os 20 milhões de dólares (19.47 milhões de euros). As atuações no país foram canceladas depois de toda esta controvérsia.
Muitos rumores surgiram sobre o que de facto aconteceu naquela 'red carpet'. Será que os dois foram expulsos? Será que saíram do evento por livre e espontânea vontade? O que sabemos é que, à gala propriamente dita, não compareceram.
A verdade veio poucos dias depois com Kanye a considerar os rumores uma "palhaçada". "Foi este o idiota que espalhou o boato de que eu e a minha mulher fomos expulsos dos Grammys. Três décadas de inovação musical e é sempre a mesma palhaçada", escreveu o rapper nas redes sociais ao acusar um jornalista de espalhar este boato.
Se o look bastante arrojado da modelo correu o mundo, é natural que a sua família também reagisse ao mesmo. A mãe de Bianca, Alexandra Censori, remeteu-se ao silêncio, defendendo-se que queria apenas viver uma vida o "mais anónima possível". Já a irmã da arquiteta, Angelina, partilhou, orgulhosa, um vídeo do momento em que esta tira o casaco na passadeira vermelha.
Ao longo de vários dias, o look deu origem a muitas opiniões de humoristas, figuras públicas, e finalmente tivemos uma reação da parte do músico. Na sua conta do X (antigo twitter), o músico partilhou uma imagem dos dois com a seguinte legenda: "Eu continuo a olhar para esta foto com admiração e penso: 'uau, eu tenho muita sorte em ter uma mulher tão inteligente, talentosa, corajosa e gostosa".
Um dos comentários mais ouvidos por parte de figuras públicas prendeu-se com o facto de Bianca ter sido 'obrigada' ou coagida a despir-se para o mundo inteiro. O alegado comportamento tóxico e manipulador de Kanye foi levantado para cima da mesa. Uma fonte próxima do artista confessou mesmo à imprensa que a modelo foi "convencida" a usar o vestido transparente.
Sendo isto verdade ou não, sendo Bianca "refém" de Kanye West ou não, nunca saberemos o verdadeiro objetivo por trás desta polémica. Terminamos com esta pergunta: E se fosse ao contrário? Estaria Kanye disposto a despir-se perante o mundo inteiro?
Leia Também: Imitação? 'Ex' de Kanye West, Julia Fox, mostra seios em evento