Jorge Nuno Pinto da Costa morreu no dia 15 de fevereiro, aos 87 anos, após uma longa batalha contra um cancro na próstata.
O antigo presidente do FC Porto foi o dirigente mais titulado da história do futebol mundial e também o presidente que mais tempo esteve na liderança de um clube de futebol - esteve 42 anos ao serviço do FC Porto.
Sempre falou com leveza da morte, deixou por escrito quem não gostaria de ver no dia do seu funeral, e pediu que todos levassem uma gravata azul, em vez de preta.
Esse dia aconteceu na segunda-feira, 17 de fevereiro. E logo se seguiram especulações sobre a herança, acreditando-se que nem os filhos, nem a mulher sabem o que terá deixado escrito.
"Aquilo que soube através de uma pessoa que contactei, e não é Alexandre Pinto da Costa, não é o filho, porque o filho não se pronunciou nunca sobre este tema, nunca demonstrou interesse porque ele é extremamente discreto e reservado. Outra pessoa com quem falei disse-me que, efetivamente, existe um testamento que irá ser aberto e lido pelo advogado daqui por uns dias. Nessa altura irá ficar bem assente aquilo que ficou escolhido e decidido pelo Pinto da Costa. Dá-me ideia que ninguém sabe, nem os próprios filhos, nem a própria Cláudia [Campo, mulher de Pinto da Costa]", revelou Cláudia Jacques, comentadora do formato e amiga de Alexandre Pinto da Costa, filho do ex-presidente do clube do norte, no programa 'V+Fama'.
As homenagens também não tardaram a chegar, prolongando-se ao longo dos dias seguintes à sua morte.
Dos adeptos, à família, passando pelos amigos e pelos seus amores, várias foram as pessoas próximas, e não só, que reagiram nas redes sociais.
Andreia Leal, participante da primeira edição do 'Secret Story', foi uma das muitas mulheres que fez parte da vida amorosa do ex-dirigente. A acompanhante de luxo revelou ter tido um romance com o antigo presidente do Futebol Clube do Porto aquando da sua participação no reality show da TVI, em 2010.
Na época não deu grandes pormenores a respeito da relação, mas acabou por fazê-lo agora, em jeito de homenagem.
"Sem palavras para te perder. Até ao nosso reencontro, meu golfinho [emoji em forma de golfinho] (só nós entendemos). Até já, descansa agora, sim?", começou por declarar.
O ex-dirigente casou cinco vezes e teve dois filhos: Alexandre Pinto da Costa, com quem viveu uma conturbada relação, e Joana Pinto da Costa, de quem foi sempre muito próximo.
Nomes como Zulmira Garrido, Bruno de Carvalho (que foi informado da notícia dentro da casa do 'Secret Story - Desafio Final'), Cristina Ferreira, Pedro Teixeira, Sónia Araújo, Pedro Bianchi Prata, Luciana Abreu, Inês Simões, fizeram questão de prestar homenagem ao ex-presidente do FCP.
Sandra Madureira, mulher de Fernando Madureira (antigo líder da claque Super Dragões), recorreu também às redes sociais para um tributo.
"Jamais me preparei para este momento. Meu querido amigo, meu rei, meu eterno presidente. As histórias que partilhamos desde os meus 15 anos, quando me conheceu e que se intensificaram com a nossa tão próxima amizade nos últimos 20 anos das nossas vidas, os ensinamentos e conselhos que me deu, os abraços e beijos que lhe dei, as vezes que lhe disse que o amava e que para sempre iria honrar o seu nome, a sua memória e a sua história ficarão para sempre comigo até ao meu último suspiro", pode ler-se na mensagem.