Recentemente, Carolina Patrocínio gerou polémica nas redes sociais, após publicar uma fotografia na sua página de Instagram, onde mostrou o vestido que escolheu para usar no casamento da irmã.
E a verdade é que a apresentadora recebeu mais críticas do que propriamente elogios, devido ao decote que mostrava o seu peito.
No entanto, a colega e amiga Rita Ferro Rodrigues fez uma publicação no blogue feminista, ‘Capazes’, onde esclarece o porquê de Carolina ter assim o peito:
“Carol perdoa-lhes: acham que podem observar constantemente o teu corpo como se de um animal raro se tratasse”, começa por afirmar.
E acrescenta: “Acham que o corpo é delas não teu, percebes? Não compreendem a mulher feliz, livre e cheia de autoestima que és. Isso dá-lhes cabo da cabeça”.
Entretanto explica o problema de que Patrocínio: “Nem sequer sabem que o que fazes (vestir o que queres sem qualquer complexo) é tão libertador para outras mulheres e homens que tal como tu, nasceram com Pectus Excavatum (deformidade do tórax e osso esterno caracterizada por uma depressão do esterno e costelas na frente do tórax)”, afirma.
Este é um flagelo que de acordo com Rita Ferro Rodrigues, se manifesta em diferentes graus: “Não sabem que casos brandos desta deformação originam apenas um problema estético, mas nos mais graves, a deformidade pode provocar a falência de funções cardíacas e respiratórias. Não é o teu caso. Não sabem que muitas pessoas que sofrem desta condição, especialmente jovens, sofrem de bullying social e evitam despedir-se, ir à praia, usar decotes, etc”.
“Elas não sabem Carol, estão preocupadas em julgar e em agredir. Não têm a tua grandeza. Ficam incomodados com a tua autoestima.
Carol, perdoa-lhes: acham que o facto de trabalhares em televisão e de estares mais exposta lhes dá o direito de vomitar agressões e insultos”, termina.