O Departamento de Justiça dos Estados Unidos processou Lance Armstrong por ter violado o seu contrato com a US Postal Service, acusando o ex-ciclista de "ter enriquecido de forma ilícita", à medida que ia violando as regras para ganhar a Volta a França.
Lance Armstrong teve como patrocinador oficial os serviços postais norte-americanos, que alegadamente investiram cerca de 40 milhões na sua equipa, pelo que agora a Justiça americana considera que Armstrong se apoderou de dinheiros públicos e que a US Postal pagou cerca de 13 milhões de euros directamente a Armstrong entre 1998 e 2004.
A justiça norte-americana já tinha anunciado a intenção de se associar ao processo contra Armstrong, por fraude, que lhe colocou Floyd Landis, antigo colega de equipa.
Armstrong teve todos os títulos retirados, incluindo as sete vitórias na Volta a França, depois de a Agência de Antidopagem dos Estados Unidos o ter considerado culpado de doping sistemático. Recorde-se que o ex-ciclista negou sempre tais factos, até que, em Janeiro deste ano, admitiu em entrevista a Oprah Winfrey que recorria a substâncias ilegais de forma a melhorar a sua performance.