Rita Ferro Alvim tornou-se sobretudo conhecida quando começou a partilhar as suas aventuras como mãe de três filhos. Duarte, de seis anos, Maria, de oito e a pequena Madalena, de um, preenchem os dias de Rita.
Esta segunda-feira, dia 5, a mesma fez uma espécie de desabafo com os seus seguidores nas redes sociais. O assunto? As provas de aferição que Maria tem de fazer.
“Maria, 8 anos, 2a classe, 90 minutos de teste. Só eu é que acho isto uma aberração?”, questiona na sua página de Instagram.
Desde logo, surgiram várias opiniões. “Não, eu também penso assim. Tenho uma filha na mesma situação, tento é não causar stress para que ela não stress também”, afirma-se.
“Sem dúvida uma aberração, os alunos têm de ser avaliados, todos os dias, é nesse contexto diário, que se percebe se estão a aprender ou não. A positiva é onde deveriam de estar todos os alunos, entre fichas individuais, trabalhos de grupo, projetos, participação oral, há tantos elementos que permitem ao professor avaliar de forma mais efetiva, tendo em conta vários tipos de inteligência e formas de aprender. E estes momentos são mais importantes que um teste, uma prova de aferição ou um exame (principalmente quando se fala nos ensino básico)”, defende outras seguidora.
Qual a sua opinião?
Maria, 8 anos, 2a classe, 90 minutos de teste. Só eu é que acho isto uma aberração?