Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ressonar alto “desgasta o crânio e pode ser fatal”, dizem cientistas

De acordo com um estudo norte-americano, realizado pela Universidade de Indiana, ressonar alto pode provocar a erosão do crânio. Os investigadores salientaram que só no Reino Unido mais de três mil pessoas são diagnosticadas anualmente com este problema na cabeça.

Ressonar alto “desgasta o crânio e pode ser fatal”, dizem cientistas
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/05/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atenção

Os cientistas detetaram que os indivíduos que sofrem de apneia obstrutiva do sono, e que por conseguinte fazem mais ruído a respirar enquanto dormem, têm também menos massa óssea a proteger o cérebro.

Note-se que cerca de 90% das pessoas que sofrem de apneia também ressonam.

No Reino Unido, estima-se que 1,5 milhões de pessoas padeçam de apneia e acredita-se que muitas mais nunca venham a ser formalmente diagnosticadas com a patologia.

Já em Portugal, a condição deverá afetar 5% da população, sobretudo homens entre os 30 e os 60 anos.

Agora acredita-se que os afetados também estão mais predispostos a apresentarem um enfraquecimento significativo do crânio, o que poderá levar também ao desenvolvimento da condição fatal, que afeta milhares de indivíduos, denominada de fuga espontânea de  líquido cefalorraquidiano

Este liquido sem cor e sem cheiro, é uma substância que é expelida pelo nariz. A condição é provocada pelo aparecimento de um buraco no tecido que forma o cérebro e a espinal medula.

Os cientistas norte-americanos estudaram 114 participantes e apuraram que aqueles que sofriam de apneia tinham “crânios significativamente mais finos”, até 1,23 milímetros a mais.

O cirurgião Rick Nelson caraterizou essa erosão de “clinicamente relevante e preocupante”, já que um desgaste até 1 milímetro já pode ser suficiente para provocar a ocorrência fatal de fuga espontânea de  líquido cefalorraquidiano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório