Alimentação Zen: São sete os mandamentos para seguir esta prática
Se ‘somos o que comemos’ e queremos seguir um caminho mais espiritual, porque não levar a meditação para a cozinha?
© iStock
Lifestyle Meditação
A cultura asiática é ‘recriada’ pelo Ocidente em vários aspetos, dos quais a cozida é dos mais comuns e conhecidos. Também o são os comportamentos e estilo de vida calmo onde a meditação está sempre presente, na cozinha inclusive – tendência que parece estar a marcar presença no dia a dia do ocidente.
Para perceber em que consiste esta forma de meditação, o Lavanguardia falou com dois membros de mosteiros zen em espanha que apontam sete mandamentos que pode seguir e inserir na sua rotina (quase todos os mandamentos) ao comer ou na hora de cozinhar.
1. Simplicidade
Embora grande parte dos que praticam a alimentação zen seja vegetariana, ‘qualquer um’ a pode fazer, já que não há restrições quando ao que se come, desde que seja de origem conhecida e pura. Nada de processados.
2. Responsabilidade
Cozinhar para outros é um cargo importante – seja num mosteiro ou na sua casa. Pense em coisas positivas e concentre-se no momento de lavar os legumes, descascá-los ou cortá-los.
3. Cozinhe com o que há
É importante que opte por alimentos da época, pois são os mais indicados ao seu organismo.
4. Coma tudo o que tem no prato
Os primeiros monges eram mendigos, por isso é dado muito valor ao que se come. O agradecimento é, por isso, um dos pilares da filosofia budista.
5. Guen Mai para o pequeno almoço
Após a primeira meditação do dia, ainda antes do sol nascer, o pequeno almoço não passa por açúcares mas uma sopa japonesa de arroz que demora entre três a quatro horas a cozinhar o que é, também, uma forma de meditação. Pode acrescentar outros ingredientes como nabo, cebola ou aipo, mas nunca temperos.
6. Seguir a cerimónia dos oryoki
Oryoki significa ‘a quantidade justa’ e consiste num ritual em que se dá, recebe e agradece . Há três tamanhos de oryoki (pequeno, médio e grande) que são usados dependendo da refeição.
7. Comer em silêncio e concentrado nos alimentos
Para muitos, este será um mandamento mais difícil de por em prática do que o a sopa Guen Mai, que demora quatro horas a ficar pronta, mas para meditar com a comida, deve desfrutar daquele momento.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com