Pessoas que sofrem de depressão têm maior risco de sofrer de demência
Os especialistas fizeram a descoberta depois de estudarem o processo de perda de memória e de tomada de decisões em 71 mil indivíduos – alguns diagnosticados com depressão e outros que apresentavam apenas sintomas.
© iStock
Lifestyle Humor
Quem sofre de depressão está mais propenso a desenvolver demência, já que a patologia acelera o envelhecimento do cérebro.
Apesar da comunidade científica já ter apurado anteriormente que quem sofria de depressão e de ansiedade apresentava um maior risco de vir a padecer de demência num estágio mais avançado da vida, este estudo é o primeiro que estabelece uma ligação entre a depressão e as funções cognitivas em geral.
Os autores da pesquisa sublinham a importância dos dados apurados para a realização de intervenções precoces, já que pode levar várias décadas antes que a demência seja diagnosticada. Neste momento essa doença degenerativa ainda não tem cura.
A médica e investigadora Darya Gaysina, da Universidade de Sussex, no Reino Unido, pede por mais apoio para quem sofre de depressão.
“Estes resultados devem ser mais uma razão para que os governos levem a sério a questão da saúde mental e que garantam assim providências imediatas no sistema de saúde”, disse Gaysina.
“É necessário proteger a saúde mental das pessoas, de modo a proteger também as suas funções cognitivas à medida que envelhecem”, acrescentou a especialista.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com