Que hábitos do quotidiano lhe estão a causar dores de cabeça?
Pode ser o óbvio cansaço, ou então é uma resposta do organismo àquilo que anda a comer.
© iStock
Lifestyle Dor de Cabeça
Com o excessivo tempo que passamos em frente a ecrãs, é normal sentir-se dores de cabeça por cansaço da vista. Para ‘ajudar’ à situação, o calor excessivo e época em que os pólen estão em alta deixam os mais sensíveis mal dispostos, sendo a dor de cabeça uma das consequências mais comuns.
Um comprimido para as dores normalmente resolve o problema, mas se este é o caminho mais simples, sabe-se que o mais indicado é resolver o problema de origem – a questão é saber qual o problema, para tal, foque-se no que de mais trivial faz no dia a dia, a começar pela pílula.
Este método contracetivo hormonal leva a oscilações de estrogéneo. Se é comum a algumas mulheres sentir dores de cabeça antes ou durante o período, as mesmas podem se tornar mais constantes com certas pílulas.
Noutros casos não menos comuns, o problema poderá advir da alimentação: a comida salgada aumenta a pressão arterial, que resulta em dores de cabeça em alguns, já os adoçantes artificiais, diminuem os níveis de serotina, presente no cortex pré frontal e responsável pelas alterações de humor.
Também a falta de comida pode levar a tais dores, nomeadamente saltar refeições, que baixa em muito a glucose presente no sangue.
Alimentação à parte, não é novidade que a falta de sono leva também a este problema e por isso o jet leg é apontado como mais uma possível causa, mas não é o único caso em ambiente de viagens: as próprias mudanças de tempo atmosférico pode ter o mesmo efeito, por exemplo, se viaja de um sítio muito seco para outro com muita humidade a que o corpo não está habituado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com