Comer este alimento melhora a qualidade do esperma
Um ensaio clínico apurou que comer frutos secos melhora a qualidade e quantidade do esperma, incluindo a vitalidade, forma e mobilidade – todos fatores que influenciam a fertilidade.
© iStock
Lifestyle Atenção
As conclusões são de um novo estudo espanhol, que apurou que os ácidos gordos ómega-3, juntamente com os antioxidantes e folato presentes naqueles alimentos beneficiam o esperma.
Na pesquisa que durou 14 semanas, 119 jovens homens adultos, de idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, foram aleatoriamente designados para dois grupos distintos. Um deles ingeriu uma dieta ocidental regular, enquanto que o outro consumiu a mesma dieta com a adição de 60 gramas diárias de uma mistura composta por amêndoas, nozes e avelãs.
Ao compararem os dois grupos, os investigadores detetaram que os homens que ingeriam frutos secos apresentavam uma maior contagem de esperma, em cerca de 16%, já a vitalidade do mesmo tinha aumentado para 4%, a mobilidade para 6% e a morfologia (forma) para 1%.
Esses indivíduos mostraram ainda ter níveis mais reduzidos de fragmentação de ADN nos espermatozoides, facto que está diretamente relacionado com a fertilidade masculina.
O líder do estudo, o professor Albert Salas-Huetos, investigador e docente na Universidade Rovira i Virgili, em Reus, disse: “Existem cada vez mais provas e literatura científica que indicam que a adoção de um estilo de vida saudável pode ajudar na conceção – e é claro, que os frutos secos são um componente chave de um dos regimes alimentares mais saudáveis, nomeadamente a dieta mediterrânica”.
Os dados inéditos foram apresentados no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e de Embriologia, a decorrer em Barcelona.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com