O que sempre quis saber: Afinal como se apanham piolhos?
Quase todas as crianças já sofreram ou vão sofrer com estes seres, e potencialmente os adultos que as rodeiam...
© iStock
Lifestyle Atenção
Os piolhos são insetos minúsculos que gostam de viver no couro cabeludo humano.
Mas afinal como apanhamos a chamada pediculose da cabeça – ou os infames piolhos?
De acordo com a dermatologista britânica Tess McPherson, em declarações à publicação BBC News: “Tudo depende da intensidade de contato capilar entre duas pessoas”.
“Nas crianças, esse tipo de contato é maior. Ter cabelo comprido também é outro fator de risco, especialmente se não estiver apanhado", explica.
Por isso, segundo a especialista, as crianças estão mais propensas a apanharem piolhos do que indivíduos de outras idades.
McPherson, salienta ainda que morar com muitos indivíduos também aumenta o risco de contrair aqueles insetos.
E mais ainda, entre os adolescentes, o uso de smartphones também facilita a transmissão da doença. E surpreendentemente os telefones não são os vilões! Mas sim as selfies coletivas, que duplicam o risco de contágio de piolhos.
Aqueles insetos instalam-se e prendem-se ao cabelo com as suas garras, onde põe ovos. Mas como não saltam ou voam, esses insetos necessitam de contato capilar para encontrarem novas vítimas.
Sendo assim, segundo McPherson, que alerta, podemos infetar outras pessoas antes mesmo de saber que estamos infetados...
"Não apresentamos os sintomas imediatamente porque sofremos uma reação alérgica ao piolho, motivo pelo qual pode levar algumas semanas para que a primeira infestação se manifeste”, afirma.
McPherson acrescenta ainda que felizmente os temidos piolhos só conseguem sobreviver fora do couro cabeludo por curtos períodos de tempo.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com