Estudo aponta a idade em que a personalidade adulta nos ‘atinge’
De atitudes irracionais a ‘temperamento’, toda a postura de um indivíduo, em tenra idade, permite prever o adulto em que se vai tornar.
© iStock
Lifestyle Desenvolvimento
Ainda em criança, começamos a ter atitudes mais adultas. Tal acontece quando a personalidade de cada indivíduo se começa a desenvolver sendo que, até então, psicólogos falam em temperamento e não personalidade.
Antes de a idade adulta começar a refletir-se em cada indivíduo, o temperamento de que fala Christian Jarrett, psicólogo com que o The Cut falou, se reflete naqueles momentos em que a criança insiste em subir para cima da mesa (por mais vezes que os pais a impeçam), nos momentos em que revira os olhos como resposta a alguma conversa ou no tempo máximo que consegue ficar focada numa só atividade. São estas pequenas manifestações de personalidade que os adultos começam a prever no pequeno indivíduo, mas de entre estes, a partir de que idade é que as atitudes se tornam relevantes?
Em estudo feito em 2016 foi apresentado um estudo que se baseou em dois momentos, com um intervalo de oito anos. Aos bebés de um ano foram analisadas as atitudes e comportamentos responsivos a dada situação. As mesmas crianças, agora com oito anos, foram expostas às mesmas situações a que responderam de forma de semelhante (não da mesma forma, mas a indicar o mesmo gosto e tipo de perceção).
Em 2017, um estudo semelhante analisou uma amostra, desta vez em três fases da vida: aos seis meses, três anos e 18. É claro que as respostas dadas foram diferentes mas, uma vez mais, os investigadores apontaram coerência entre o que inibe cada indivíduo, o que lhes deixa mais extrovertidos entre outras respostas, principalmente entre os 4 e os 18 anos de idade.
Como esclarece Jarret, tal não significa que toda a sua personalidade seja definida aos 4 anos ou no início da sua infância, contudo, mesmo falando em temperamento, é a partir daí que certos aspetos se começam a evidenciar.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com