Atenção. Deco alerta para os riscos dos dentífricos à base de carvão
São “desintoxicantes, 100% naturais, vegan, sem aditivos ou químicos, sem glúten e com ingredientes orgânicos certificados”, descreve a Deco,que aponta a estas vantagens o grande do novo produto.
© iStock
Lifestyle Dentição
Entre os produtos naturais e alternativos, destacam-se os mais ‘diferentes’, como é exemplo o produto em pó com carvão ativado, que suscitou tantos curiosos quanto dúvidas.
Muitas destas dúvidas chegaram à Deco, levando a organização de defesa do consumidor a investigar o produto.
Tal como promete, o carvão ativado em pó branqueia, de facto, os dentes, mas não da forma mais indicada, já que danifica o esmalte.
Tal acontece porque o processo de branquear os dentes remove apenas as manchas mais superficiais e não o tom dos dentes nem manchas mais profundas, ou seja, o produto enfraquece o esmalte, camada mais externa dos dentes, deixando-o mais exposto e sensível.
Além de enfraquecer, diz a Deco serem inexistentes os estudos que comprovem as vantagens de tal produto para a saúde oral, nomeadamente das gengivas e própria sensibilidade dentária.
Como alternativa, aponta-se a mais ‘tradicional’, defendida pela Organização Mundial de Saúde: uma pasta de dentes rica em flúor.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com