Esta conversa de 30 segundos pode levar à perda de peso
De acordo com um novo estudo conduzido por uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, quando um médico passa pelo menos 30 segundos a conversar com um paciente sobre perder peso o efeito pode ser surpreendente...
© iStock
Lifestyle Bom dia
Se todos os clínicos tomassem a iniciativa de ter ‘a conversa’, o impacto na mudança do estilo de vida dos pacientes poderia ser bastante significativo, alertam os académicos.
Segundo o resultado do estudo, publicado na revista científica The Lancet, os pacientes que participaram naquela pesquisa não se sentiram ofendidos com a recomendação. "Mais do que qualquer outra pessoa, o médico pode falar abertamente sobre a importância de perder peso. Não é como se a sua mulher lhe estivesse a dizer para emagrecer ou vice-versa", referiu Paul Cooper, um dos indivíduos que participou na experiência inédita.
De facto, até os pacientes que não tinham intenção de emagrecer perderam 10% de seu peso depois de terem sido aconselhados a participarem num programa gratuito de perda de peso.
'Já que está aqui...'
Na totalidade, 1.882 pessoas com obesidade participaram no estudo britânico. Todas elas foram a uma consulta médica devido a outros problemas de saúde, quando o médico lhes disse algo na linha de ‘já que está aqui, gostaria de falar sobre o seu peso’.
Os médicos ofereceram a metade do grupo vagas num programa gratuito de perda de peso. Apenas quatro em cada dez indivíduos compareceram no programa, mas mesmo assim esses pacientes perderam 5% de seu peso e cerca de um décimo perdeu 10% do peso original após um ano. A perda média de peso foi de 2,4 quilogramas.
Os voluntários do segundo grupo receberam o mesmo conselho, porém sem o programa de apoio, e perderam em média 1 quilo depois de 12 meses.
"O impacto é bastante significativo se levarmos em conta o esforço realizado - 30 segundos de conversa", disse à BBC Paul Aveyard, professor de Medicina da Universidade de Oxford.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com