Jovens fazem cada vez mais cirurgias para atingir ‘perfeição’ das selfies
O aumento do número de procedimentos estéticos está a aumentar exponencialmente devido à necessidade, sobretudo dos jovens, de terem e manterem o aspeto perfeitamente ‘filtrado’ retratado pelas selfies que tiram com smartphones.
© Instagram/Kylie Jenner
Lifestyle Espelho meu
Os médicos alertam que os jovens estão cada vez mais deprimidos com o seu aspeto natural e com o facto de não conseguirem igualar as suas versões tecnológicas intensamente retocadas.
E avisam que os filtros disponíveis nos smartphones estão a provocar o já chamado síndrome de ‘dismorfia do Snapchat’. Os afligidos tendem a concentrarem-se apenas nos defeitos percecionados.
Entretanto, celebridades como Kylie Jenner ou Kim Kardashian, são consideradas culpadas por muitos por tornarem os jovens extremamente críticos da sua imagem corporal.
O médico Neelam Vashi, avisa: “A ‘dismorfia do Snapchat’ leva a que cada vez mais pacientes queiram realizar procedimentos cirúrgicos para se assemelharem às suas versões online filtradas e retocadas”.
“Estes filtros estão a fazer com que muitas pessoas percam a noção da realidade. E criaram a expetativa surreal de estarmos sempre e constantemente ‘perfeitos’ – tal é sobretudo extremamente prejudicial para os jovens”, referiu.
De acordo com o periódico científico JAMA Facial Plastica Surgery, mais de metade dos cirurgiões já foram procurados por pacientes que desejam melhorar o seu aspeto para igualar o look retocado e retratado pelas selfies que tiram.
Porém, a comunidade médica insiste que a maioria dos pacientes deveria procurar ajuda psicológica em detrimento da cirurgia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com