Sente tristeza após o orgasmo? Entenda o que é a disforia pós-sexo
As relações sexuais são seguidas, em geral, por uma sensação de relaxamento, felicidade e de bem-estar, mas nem sempre é assim…
© iStock
Lifestyle Distúrbios
A comunidade científica aponta que para alguns indivíduos o ‘normal’ é sentirem-se assolados por sentimentos súbitos de tristeza, vergonha e ansiedade, sem qualquer motivo aparente, após atingir o orgasmo.
É a chamada disforia pós-sexo, conhecida também por tristeza ou depressão pós-sexo – ou seja trata-se de uma sensação oposta à da euforia.
Sem distinção de género
Até ao momento, a maioria dos estudos sobre disforia pós-sexo focaram-se no sexo feminino.
Pesquisas mostram que entre 33% e 46% das mulheres já passaram por isso pelo menos uma vez na vida, enquanto um percentual de 5% a 10% afirma ter apresentado os sintomas várias vezes durante o último mês.
E um estudo recente revelou que os homens também sofrem com os mesmos sintomas. Psicólogos da Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália, entrevistaram 1,208 homens.
O resultado mostrou que 41% já sofreram com a condição pelo menos uma vez na vida, 20% vivenciaram a experiência no mês anterior e entre 3% e 4% sentem depressão pós-sexo regularmente.
"Tenho ataques de choro e crises depressivas após a relação sexual", disse um dos participantes.
"Fico muito envergonhado", desabafou outro.
Por que ocorre?
De acordo com os especialistas, a disforia pode estar relacionada com um processo hormonal na amígdala neural, a estrutura do cérebro responsável pela regulação dos sentimentos e das emoções.
"Durante a relação sexual, a amígdala pode reduzir a sua atividade e, depois do ato, é ativada novamente", disse à BBC News, o médico Fernando Rosero, especialista em saúde sexual.
Mas o transtorno também pode estar relacionado com sentimentos de stress, outras disfunções sexuais ou fatores culturais.
"A disforia pode ser ainda produto de uma educação sexual muito opressiva, em que o sexo possa gerar questionamentos ou angústia para a pessoa", explica Rosero.
Seja qual for o caso, os especialistas recomendam que, ao apresentar qualquer sintoma, os indivíduos devam procurar apoio médico.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com