Tem mais de 30 anos? Mantenha estas seis doenças fatais à distância
De acordo com uma análise médica realizada pelo sistema nacional de saúde britânico (NHS), são seis as doenças potencialmente fatais que podem impedir cerca de um quinto da população de ultrapassar a idade dos 30 anos bem e de boa saúde. Cuide-se!
© iStock
Lifestyle Viver perigosamente
Em resposta à referida análise a médica Carol Cooper explicou em declarações à publicação The Sun aquilo que pode fazer para manter as ‘fatais seis’ à distância.
Asma
A condição pulmonar, que dificulta a respiração, pode desenvolver-se em adultos, mas tipicamente surge durante a infância.
Certifique-se que os seus filhos não dormem no sofá, local onde costumam proliferar os ácaros, já que são estes um dos elementos principais propiciadores de asma.
Cooper diz: “As crianças têm ainda um maior risco de virem a sofrer de asma quando ambos os pais fumam durante a gravidez”.
Depressão
“Não se isole, socialize e passeie – não fique sempre dentro de casa”, aponta Cooper.
“É importante manter níveis adequados de vitamina D, assim como apanhar ar. Existem vários indícios que alguns tipos de depressão nos adultos surgem devido ao estilo de vida que levam”, acrescenta.
“Manter uma alimentação saudável é também fundamental para um bom funcionamento do cérebro, adote uma dieta rica em ácidos gordos polisaturados, que se encontram sobretudo no peixe e nas sementes de girassol”.
Diabetes
A médica recomenda o corte de alimentos açucarados e com alto teor de gordura, e a redução da ingestão de hidratos de carbono. De modo a diminuir o risco de obesidade e a consequente progressão e aparecimento da diabetes.
A atividade física pode incluir desde tarefas domésticas, a caminhadas ou treinos no ginásio.
Tensão arterial
Limite o consumo de sal e de condimentos, tais como o molho de soja, ketchup, mayonnaise e evite comer a chamada comida de plástico.
Ao invés, ingira até dois quadrados de chocolate preto por dia, o que de acordo com várias pesquisas ajuda a reduzir a tensão arterial.
Cooper sublinha: “Habitue desde cedo as crianças a comerem fruta e vegetais”.
Cancro
Não há uma solução simples que previna o aparecimento do cancro, mas é sabido que os nutrientes que compõe alimentos como as nozes, alho e alcachofras aumentam as defesas presentes no sistema imunitário, capazes de combater a doença mortal.
Cooper alerta ainda que a obesidade e o tabagismo instigam o desenvolvimento da patologia.
Doenças cardíacas
Evite comer alimentos ricos em gordura saturada, tais como bolos, bolachas e carnes processadas. E tenha em atenção as porções ingeridas.
Cooper alerta: “Os fritos devem ser consumidos apenas em ocasiões especiais”.
Acrescentando: “É importante praticar exercício físico regularmente, não tem que correr a maratona – pratique qualquer atividade que puxe por si e que o deixe ligeiramente sem fôlego”.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com