Alimento fora de moda: Millennials são os culpados pela ‘crise da batata’
O declínio da batata dever-se-à, de acordo com um novo estudo, à preferência dos millennials por aquilo que consideram ser carboidratos mais “saudáveis e exóticos”.
© iStock
Lifestyle Tempos modernos
Alerta de última hora: os millennials foram apanhados no meio de mais uma crise de relações públicas.
Não chegava já serem acusados pelas gerações mais velhas – e injustamente – de serem socialmente inaptos, devido ao abuso no uso da Internet e das redes sociais, de não saberem mudar um pneu, de excesso de mimo e de serem preguiçosos… E agora, especialistas alimentares e da área da agricultura referem que os indivíduos de idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos são também os grandes culpados pelo decréscimo significativo e dramático nas vendas da batata.
De acordo com um estudo publicado pelo portal de apoio ao consumidor The Grocer, as vendas da batata decaíram em cerca de 5,4% desde 2015.
Em contrapartida, as vendas de arroz aumentaram em mais de 30% apenas nos últimos quatro anos e registou-se ainda o mesmo aumento para os noodles instantâneos, e em cereais como a quinoa.
Aquele site refere que o declínio da humilde batata se deve ao facto dos millennials favorecerem outros hidratos de carbono, que consideram ser opções mais “saudáveis, convenientes e exóticos”, ao invés de carboidratos que veem como mais indigestos e calóricos. Para além, de tipicamente a batata demorar mais tempo a cozinhar, o que foi visto pelos investigadores como um inconveniente para os millennials naturalmente mais impacientes e que valorizam a rapidez.
Em declarações ao jornal britânico The Independent, a nutricionista Christine Watts, do hospital privado de topo Harley Street, descreve a batata como um “peso pesado da nutrição”, e como um alimento saudável capaz até de promover a perda de peso. Sugerindo que opte por a consumir cozida ou assada, em detrimento da batata frita.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com