A história do segurança que se tornou designer (com a ajuda de Lagerfeld)
Esta não é a primeira vez que o francês de 43 anos, guarda costas de Karl Lagerfeld há duas décadas, experiencia a área da moda na primeira pessoa.
© Getty Images
Lifestyle Colaboração
'Karl Lagerfeld Curated by Sebastien Jondeau' vai ser apresentada no início do próximo ano. Esta poderia ser ‘apenas’ mais uma linha da marca homónima do designer, mas há uma história por detrás da mesma, onde Jondeau se estreia enquanto designer.
Pelo nome, o francês de 43 anos pode (ainda) não ser conhecido, mas a sua figura já é habitual junto de Lagerfeld, para quem trabalha há cerca de 20 anos como segurança, mas também confidente, admite o próprio, que vê o designer de figura icónica como um mentor, quase como uma figura paterna.
Foi no início dos anos 90 que os dois se encontraram pela primeira vez. Sebastien ainda estudava e, nos tempos livres, trabalhava numa empresa de mudanças a que Karl Lagerfeld muitas vezes recorria. Nesta altura, Sebastien não fazia ideia quem era o reconhecido designer, mas cedo interessou-se pela sua personalidade, demonstrada pelas conversas sobre livros, arte e outros temas que levaram o jovem a querer aprender com Lagerfeld.
Depois dos estudos, Sebastian Jondeau concluiu o serviço militar e voltou a trabalhar na empresa de mudanças, onde mantinha Lagerfeld como cliente, ao mesmo tempo que treinava boxe. Foi nesta altura, em 98, que Karl o chamou para trabalhar como seu guarda-costas.
Desde então, a relação dos dois cresceu e em 2005 Sebastian Jondeau fez parte dos modelos que desfilaram com a coleção de Lagerfeld para a Chanel. “Não sou modelo, apenas desfilo para o Karl”, esclarece o próprio em entrevista para a Refinery29.
Da experiência como modelo, o segurança passou para um papel mais administrativo, que surgiu naturalmente do tempo diário que passam juntos, e foi no ano passado que surgiu a ideia de Sebastian Jondeau criar a sua própria linha, que se materializou agora.
Em formato coleção cápsula, a linha que é de inteira criação de Jondeau reflete o seu estilo camaleónico que permite mudar de look ao longo de um dia inteiro com Karl Lagerfeld – desde um pullover de cashemira a um fato de três peças, a usar num evento formal.
O gosto por desportos reflete-se também na coleção para homem que será apresentada em janeiro do próximo ano na Pitti Uomo, em Florença.
Para Jondeau, que não tinha experiência na área de design e estilismo, o apoio da equipa de Lagerfeld foi essencial para tornar real a coleção que criou na sua cabeça. Outro aspeto que admite o ter ajudado foi o facto de ver de perto o processo criativo do próprio Lagerfeld, que desenha algo que lhe vai na cabeça a horas tardias ou durante uma viagem de avião.
Embora não estejam previstas colaborações futuras, Sebastien Jondeau admite que gostava de criar também uma coleção para mulher, mas só se conseguir fazer algo diferente de tudo o que já foi feito – este é um conselho dado pelo próprio Lagerfeld que o segurança (e recém designer) faz por seguir.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com