Não é só fruto da idade. Rugas na testa podem ser sinal de algo grave
Sendo a primeira vez que a ciência aponta tal associação, cientistas ainda não conseguem explicar ao certo o seu motivo.
© iStock
Lifestyle Diagnóstico
Crescimento de cataratas, suor nas mãos em excesso ou perda de dentes podem ser sinais de má saúde do coração. Agora, um estudo aponta mais uma estranha relação entre aspeto físico e doenças cardíacas – as rugas na testa.
Segundo os investigadores, este pode ser um sinal bastante precoce de doenças que resultem do colesterol elevado ou hipertensão.
Quando a esta associação, os cientistas que a apontam ainda não têm uma explicação em concreto, mas sugerem que seja um resultado da aterosclerose, um problema que surge da criação de placas em redor às artérias que posteriormente prejudica o bom funcionamento do coração. As rugas são também resultado destas mesmas ‘placas’ que são criada, o que leva os investigadores a supor a associação, principalmente por as rugas da testa serem as mais sensíveis, logo, mais aptas a reagir à aterosclerose.
Embora este ‘teste’ visual como primeiro diagnóstico não elimine de todo a necessidade de se ser visto por um especialista, é algo rápido, indolor e sem qualquer risco, logo, mal não fará. Pelo contrário, poderá servir de alerta para eventuais doentes.
A conclusão agora apresentada é fruto de uma análise de dois anos a uma amostra de 3200 adultos saudáveis. Após o período de 24 anos constou-se que aqueles com duas, três ou mais rugas na testa contam com dez vezes mais hipóteses de morrer por doença cardiovascular. Já aqueles que contam com uma só ruga em comparação aos que não têm nenhuma, a diferença é quase nula.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com