Pela sua saúde, este é o número de dias que as suas férias devem ter
Avise o chefe e comece a tratar das passagens para o próximo ano.
© iStock
Lifestyle Stress
Ter férias é essencial. Se há frase de que ninguém no mundo provavelmente discorda, é esta.
Uns dias fora do escritório em que não se pensa em trabalho e se faz um ‘reset’ à agitada rotina não essenciais à sanidade mental de qualquer um.
Em Portugal, um trabalhador que trabalhe há um ou mais anos numa empresa tem legalmente direito a 22 dias de férias por anos, o mesmo acontece em Espanha e noutros países da Europa, este período reduz para 20 dias renumerados e a realidade é ainda mais diferente noutros continentes.
Mas fiquemo-nos pelo caso português: a forma como cada um organiza tais 22 dias, depende daquilo que pretende fazer nas férias e na altura de escolher os dias, todos tentam a magia de fazer ‘crescer’ os dias de descanso ao juntar as férias a feriados ou fins de semana.
Esquemas à parte, um grupo de investigadores finlandês da Universidade de Helsínquia aponta que três semanas é o tempo mínimo ideal para que se viva mais – aspeto essencial para uma vida saudável e sem stress. Como esclarece Timo Strandberg, autor do estudo, “não pense que ter um estilo de vida saudável o vai compensar por trabalhar demasiado e não tirar férias”.
Por isso, avise o chefe e faça as malas: as férias são tão precisas quando o exercício físico e a alimentação saudável.
Este é um resultado de um trabalho de investigação que analisou o estado de saúde de mais de 1200 trabalhadores adultos de várias áreas ao longo de 40 anos e de onde se aponta que, aqueles que não tiram três ou mais semanas de férias de seguida, têm 30% mais probabilidade de morrer nos trinta anos seguintes àqueles que vivem com menos stress - e férias maiores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com