O leitor perguntou: Afinal, beber vinagre de cidra faz perder peso?

Há muito que o vinagre de maçã é utilizado por quem pretende emagrecer – mas será que beber aquele liquido ajuda realmente a perder peso?

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
31/08/2018 06:00 ‧ 31/08/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Saga corpo de verão

Há muito que o vinagre de maçã é utilizado por quem pretende emagrecer – mas será que beber aquele liquido ajuda realmente a perder peso?

A sua reputação é vasta, e muitos acreditam que o vinagre de maçã é uma cura para mais do que um mal – não só combatendo os quilos a mais, mas curando ainda dores de garganta, problemas capilares, de pele e até a diabetes.

Mas afinal o que é o vinagre de maçã?

Em termos simples, trata-se de cidra fermentada, o que significa que contém probióticos e enzimas na sua composição.

Vários estudos já demonstraram que o ácido acético presente no vinagre é capaz de suprimir o apetite, acelerar o metabolismo e reduzir a retenção de líquidos.

O portal de saúde e de nutrição Organic Daily diz: “Não existe propriamente uma regra acerca da quantidade de vinagre de cidra que se deve ingerir para emagrecer, mas em média deverá consumir uma colher de chá de vinagre diluído num copo de água, três vezes ao dia”.

Já um outro estudo, conduzido por investigadores da Universidade Arizona State, nos Estados Unidos, apurou que os voluntários que consumiram duas colheres de chá por dia de vinagre de maçã, durante 12 semanas, perderam em média quatro quilos.

Ainda assim, os especialistas alertam que devido à sua acidez, o seu consumo pode provocar irritação na garganta e a erosão do esmalte dos dentes.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas