O sintoma de cancro do pulmão que não pode ignorar, doente explica
Os primeiros sintomas de incidência de cancro do pulmão passam muitas vezes despercebidos. Eis como uma paciente se apercebeu de que algo estava errado.
© iStock
Lifestyle Atenção
A doente britânica Jean Williams Taylor ficou em estado de alerta quando notou algo estranho nos dedos das mãos, nomeadamente reparou que as suas unhas estavam a ficar curvadas.
Após ter recorrido ao Facebook por informação, amigos e família aconselharam-na a ir o mais rapidamente possível ao médico.
Seguidamente a mulher foi submetida a exames de sangue, raio-X e tomografias que levaram ao infeliz diagnóstico de cancro do pulmão.
Desde então Taylor recorreu às redes sociais de modo a alertar outros para a ocorrência desse sintoma desconhecido pela maioria.
“O curvar das unhas está comummente relacionado a doenças cardiovasculares ou pulmonares. Eu não fazia ideia – e você sabia?”, expôs a doente.
De acordo com a Cancer Research – associação britânica dedicada à investigação do cancro – este é realmente um dos sintomas de cancro do pulmão e acontece devido à maior afluência de sangue para os dedos.
A reter outros sintomas de cancro do pulmão incluem: tosse crónica; tossir sangue; infeções pulmonares recorrentes; pieira (respiração ruidosa); dor ao respirar; fatiga crónica e perda de apetite ou perda de peso inexplicável.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com