Da pílula ao orgasmo: Conheça 7 formas de encurtar ou parar a menstruação
A prática de atividade física, o uso de implantes e a toma de injeções hormonais estão entre as outras opções. Antes de se decidir por uma consulte um médico especialista.
© iStock
Lifestyle Saúde Feminina
Sabia que existem vários métodos para encurtar ou interromper os períodos menstruais?
Segundo a revista Veja, estas técnicas ainda não foram completamente desvendadas pela ciência, mas estão disponíveis e são cada vez mais usadas pela população feminina em idade fértil.
Mas será que é seguro?
De acordo com a organização britânica Rede Nacional de Saúde da Mulher (NWHN), não há provas científicas de que influenciar deliberadamente o fluxo menstrual através do uso de anticoncepcionais seja prejudicial à saúde.
Todavia, as mulheres podem experienciar alguns efeitos secundários ao utilizarem esses fármacos por muitos anos. A American Cancer Society, por exemplo, alerta para o fato de que o uso a longo prazo pode aumentar o risco de incidência de cancro de mama e da cervical. No entanto, a mesma entidade informa que também podem diminuir os riscos de tumor no endométrio, nos ovários e no colo do útero.
Mais ainda, não existem formas infalíveis de interromper o período, mas alguns métodos podem aumentar a velocidade com que o sangue menstrual deixa o útero ou impedir que aflua de todo.
O site especializado Medical News Today preparou uma lista das técnicas mais conhecidas para controlar a menstruação.
1. Sem penso higiénico
Os pensos higiénicos podem bloquear a saída do fluxo de sangue, o que muitas vezes prolonga a duração da hemorragia. Ainda assim, como os pensos higiénicos não devem impedir o fluxo menstrual, algumas pessoas acreditam que seu uso pode, na verdade, ajudar o período a terminar mais cedo.
2. Orgasmo
Atividades sexuais, como sexo e masturbação, estimulam contrações uterinas, o que pode provocar um maior fluxo menstrual num período de tempo mais curto.
3. Atividade física
O movimento muscular resultante do exercício físico pode aumentar o fluxo de sangue que deixa o corpo, reduzindo potencialmente a duração de um período.
4. Pílula
No uso da pílula é possível encurtar e/ou suprimir o período. Basta iniciar a nova embalagem no momento em que não deveria estar a tomar nada. Esse recurso simples mantém as hormonas num nível constante e pode impedir que a menstruação ocorra. As estimativas indicam que esse método funciona em 80% das vezes, no caso da interrupção. Para encurtar o período não existem estimativas e pode não funcionar para muitas mulheres.
Interrupções de longo prazo
Também é possível interromper a menstruação por um longo período de tempo, técnica conhecida como supressão menstrual.
1. Dispositivo intrauterino (DIU)
O DIU é uma solução contracetiva de longa duração que é inserida no útero da mulher. Pode durar entre três a dez anos, dependendo do modelo.
2. Injeções hormonais
A injeção de progesterona contém progestina – composto sintético que tem efeitos similares aos da progesterona – e é administrada sob a pele ou no músculo a cada três meses. Ao fim do primeiro ano de uso, estima-se que 70% das mulheres não menstruem mais.
3. Implante contraceptivo
Assim como a injeção de progesterona, o implante contracetivo contém progestina, que ajuda a inibir a ovulação e a prevenir o desenvolvimento folicular, resultando em períodos menores ou ausentes.
Consulte um médico, para saber qual será o método mais indicado para o seu caso individual.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com