Conter flatulência faz com que “expire gás pela boca”, diz a ciência...
O gás pode ser reabsorvido pelo sistema circulatório e exalado pela respiração, diz especialista.
© iStock
Lifestyle Bom dia
Provavelmente já se viu numa situação durante a qual não teve outra escolha se não conter a flatulência… aliás, quem nunca !?
Porém, o que está prestes a ler talvez o faça repensar na próxima situação na qual se sinta tentado a reter o gás na barriga.
Porque reter a flatulência, não fará apenas com que sinta desconfortável, e poderá sim ser expelido pela respiração e através da boca, sim leu bem.
Tal ocorre de facto: de acordo com a professora em nutrição e dietética Clare Collins, na Universidade de Newcastle, no Reino Unido.
Num artigo que escreveu para o periódico científico The Conversation, a académica explicou como reter gás pode provocar a ocorrência de distenção abdominal, “com algum desse gás a ser reabsorvido pelo sistema circulatório e expirado através da respiração, e pela boca”.
“Controlar e negar essa vontade significa que há uma acumulação fora do normal de gás no organismo e que eventualmente terá que ser libertada seja porque meio for”, acrescentou.
Collins alertou ainda que reter a flatulência durante demasiado tempo pode ainda contribuir para o aparecimento de uma condição denominada de diverticulite, que ocorre quando se formam pequenas feridas no revestimento do intestino, inflamando esse órgão.
A flatulência é uma resposta natural do organismo à digestão de comida.
À medida que os alimentos são digeridos e desagregados no intestino delgado, esses pedaços que não conseguem ser processados continuam a movimentar-se pelo trato gastrointestinal, alcançando dessa forma o intestino grosso ou o cólon.
Enquanto as bactérias decompõe a comida através da fermentação, os gases são desta forma produzidos.
E consequentemente, alguns são reabsorvidos pela parede intestinal, pelo sistema circulatório e são eventualmente expelidos pelos pulmões ou excretados na forma de gás.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com