A doença bizarra conhecida como 'língua peluda'
Imagine o cenário inusitado e aterrorizante: acorda e vai lavar os dentes, e ao olhar para o espelho repara que a sua língua está completamente preta. Não entre em pânico.
© iStock
Lifestyle Terror
De acordo com uma reportagem divulgada pela publicação BBC News, o caso não é assim tão raro e assustador como à partida pode pensar. Mais ainda, a doença é totalmente reversível e não deixa sequelas.
E atenção! Se um dia for afligido por essa condição, não se preocupe: não lhe irão nascer pelos na língua.
Ao invés, e muito provavelmente, ficará com uma coloração escura e uma textura peculiar, dando-lhe assim uma aparência 'peluda'.
O médico Yasir Hamad, professor-assistente da Escola de Medicina San Louis, da Universidade de Washington, explica que a ‘língua negra’ pode ser um dos efeitos secundários de alguns antibióticos, principalmente da tetraciclina.
Mas que pode igualmente ser o resultado de má higiene bucal, ou provocada - e até mesmo acentuada - pelo uso de líquidos orais para bochechar e que irritam a mucosa da língua, tabagismo e algumas infeções.
Há médicos que descrevem a doença como “benigna e indolor".
Aliás, a enfermidade é considerada relativamente comum e atinge cerca de 13% da população, segundo a Academia de Medicina Bucal dos EUA.
A doença pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em adultos, especialmente nos homens.
Segundo explica a entidade, "há um descolamento defeituoso do tecido que cobre a língua. Normalmente, a língua é coberta por estruturas cónicas denominadas por papilas filiformes. Essas papilas geralmente têm aproximadamente um milímetro de comprimento."
Em casos severos, a extensão de cor escura pode ser bastante acentuada, dando uma aparência similar a pelos.
"Quando as papilas não se desprendem adequadamente, alimentos, bactérias e, às vezes, fungos podem se acumular na superfície da língua", informa a Academia de Medicina Bucal americana.
Ao se acumularem, produzem várias cores: castanho, branco, verde ou rosa, dependendo da causa específica.
Certos tipos de bactérias ou fungos também são responsáveis pela cor preta.
Segundo os médicos, apesar da aparência desagradável, essa patologia pode ser revertida com o tratamento adequado e que não há de todo sequelas.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com