O abacate tem um período de maturidade muito curto, por isso, é essencial saber ver quando é a altura certa para o comer, evitando estragar a fruta por a abrir cedo ou tarde demais.
Entre inúmeros truques, o El País aponta um que deve evitar, por risco de contaminação da fruta. Falamos da técnica de retirar o ‘pézinho’ do abacate.
Supostamente, a cor visível ao espreitar para o interior da peça permite confirmar em que fase a fruta está: se estiver verde, ainda não está pronto a comer, se estiver amarelo, está no ponto certo e se estiver acastanhado, já passou da fase boa para consumo.
Posto isto, se se confirmar que o abacate está no ponto, ótimo, contudo, caso note que ainda maduro, o retirar aquela parte da fruta propicia a entrada de bactérias que levem à possibilidade de propagação de doenças a quem o come, logo, o tom esverdeado significa não só que ainda não está pronto a comer mas também que nunca o estará 100% apto para consumo.
Em vez disso, a melhor forma de saber se o abacate está bom será através da apalpação da fruta. Deve pressionar levemente e evitar os que estejam demasiado moles. Em vez disso, deve preferir os que não são demasiado moles nem demasiado duros. Ao abrir, o tom deve ser um verde amarelado uniforme e a textura algo cremosa, que permita que o abacate seja cortado sem qualquer esforço ou mesmo barrado.